Em entrevista concedida ao Impacto, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo Sérgio Sá Leitão ressaltou a importância da Virada SP para Adamantina e os critérios que fizeram com que a cidade fosse contemplada. Confira.
Impacto – A Virada SP é um evento inédito em Adamantina. Fale sobre sua importância para a cidade e região.
Sérgio – Esta é a 16a edição e a maior já realizada. Adamantina será a primeira a receber o evento neste ano, retornando em forma presencial. Durante este fim de semana, a cidade se torna capital cultural do estado, trazendo alta visibilidade ao município, com reflexos a curto, médio e longo prazo. Eventos culturais como este são grandes geradores de emprego, renda e desenvolvimento, além de contribuírem para a qualificação da população, conexão entre as pessoas e reforço do senso de identidade. O programa leva artistas consagrados para o interior e valoriza os locais. Também é relevante para o turismo e comércio adamantinense.
Impacto – Quais foram os critérios que possibilitaram Adamantina ser escolhida para receber o evento?
Sérgio – Adamantina apresentou um projeto de qualidade, pertinência, abrangência e com contrapartidas adequadas. Observamos também a potência da cena cultural local, buscando cidades onde a arte se faz mais presente, com políticas públicas que incentivam a área criativa. A Virada SP é um reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo pelo trabalho consistente na cultura em Adamantina. Desde 2019, temos ampliado os recursos para a cultura e descentralizado os mesmos para as cidades fora da capital. Antes, eram 2/3 destinados à capital e o restante ao interior. Atualmente, invertemos a situação.
Impacto – No interior, o gênero musical mais tocado é o sertanejo. Qual a importância da realização desses eventos com diversidade de estilos?
Sérgio – É preciso ampliar o grau de acesso à cultura de modo que estimule a diversidade, engrandecendo o repertório da população. O mercado tende à homogeneização e o sertanejo é muito importante no ponto de vista econômico e artístico, mas é nosso papel chamar a atenção para outras formas de expressão. Diversidade significa potência neste ramo, além de enriquecer a vida de todos. Deixo meu convite a todos de Adamantina e região para prestigiar a Virada SP neste fim de semana, no Parque dos Pioneiros e Praça Élio Micheloni, com uma programação que agrada a todos os gostos e artis- tas de alto nível. Com certeza vai ser um grande sucesso.