Na região de Presidente Prudente, 4.783 novos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm direito a valores de 13º, que estão sendo pagos em uma única parcela entre o final de novembro e o início de dezembro.
Ainda segundo o INSS, o número de beneficiários se refere a aposentadorias, pensão por morte e auxílio por incapacidade temporária entre os benefícios mais comuns. Não está incluído o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ao idoso e à pessoa com deficiência, que não dá direito ao 13º pagamento em função do seu caráter assistencial.
Considerando o repasse antecipado no primeiro semestre, em novembro só receberam o recurso referente ao décimo terceiro salário do INSS os segurados que passaram a contar com os benefícios a partir de maio de 2022.
Dessa forma, as datas de pagamentos seguem uma ordem já adotada pelo instituto antes. Primeiramente, recebem aqueles que têm até um salário mínimo de benefício, ou seja, apenas R$ 1.212 ao mês. Já os cidadãos que recebem acima disso, só passaram a receber em 1 de dezembro ou da primeira semana do mês em diante.
Para saber se tem valores a receber, é preciso acessar o site do INSS ou verificar o aplicativo Meu INSS. Vá na opção de “Extratos de pagamentos” e confira as datas.
Veja o calendário para quem recebe o equivalente à remuneração básica:
Abaixo estão as datas oficiais para quem ganha acima do piso:
Benefício final 1 e 6 – 1 de dezembro (quinta-feira);
Benefício final 2 e 7- 2 de dezembro (sexta-feira);
Benefício final 3 e 8 – 5 dezembro (segunda-feira);
Benefício final 4 e 9 – 6 de dezembro (terça-feira);
Benefício final 5 e 0 – 7 de dezembro (quarta-feira)