O poder público e a comunidade de Osvaldo Cruz iniciaram um importante debate visando proporcionar mais segurança nas escolas do Município. A iniciativa visa estabelecer políticas e protocolos, a fim de garantir a integridade de alunos, professores e demais funcionários das instituições de ensino.
Nesta segunda-feira (10), representantes da sociedade civil, conselhos e membros da segurança pública de Osvaldo Cruz participaram da primeira reunião preparatória para o Fórum de Segurança Educacional.
Em carta aberta divulgada nas redes sociais, a Prefeitura destacou que a medida objetiva “garantir a segurança” nas escolas municipais. “Queremos assegurar a todos que estamos empenhados em tomar ações concretas para melhorar a segurança nas escolas e proteger nossos estudantes”, pontua o texto.

Durante o encontro, a Administração Municipal destacou a disponibilidade de R$ 1 milhão para executar as ações, que serão propostas em eixos temáticos, como segurança, educação, obras e mobilização comunitária.
Cada eixo apresentará, em uma semana, sugestões para uma implementação rápida, visando tornar as instituições de ensino ambientes ainda mais seguros em menor espaço de tempo possível.
Os projetos apresentados abrangem diversas áreas, desde a melhoria da infraestrutura física das escolas até a formação de profissionais capacitados em segurança educacional, levando em consideração também os aspectos pedagógicos, sociais e psicológicos dos alunos e familiares.
Além disso, serão avaliados investimentos em tecnologia, como câmeras de monitoramento e sistemas de controle de acesso, obras civis e reforço na segurança.
“É importante ressaltar que iremos atuar em parceria com as autoridades de segurança e estabelecer protocolos de ações em casos de emergência. A segurança educacional é uma prioridade para nós!”, afirma o poder público municipal.