Com a recomendação do Ministério da Saúde para vacinar contra a gripe toda a população a partir dos seis meses de idade, as cidades da microrregião ampliaram a imunização nesta semana.
Agora, a vacina está disponível para todos os munícipes em Adamantina, Osvaldo Cruz e Parapuã. O objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a gripe antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.
ADAMANTINA
Até o momento, 34% das pessoas tidas como prioritárias já receberam a dose do imunizante, totalizando 4901 pessoas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% do total do público dos grupos prioritários, equivalente a aproximadamente 16 mil pessoas.
“Embora toda a população esteja suscetível ao vírus da influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Portanto, todos os esforços devem ser continuados para vacinar esses grupos prioritários”, afirma a Franciele Anselmo, secretária de Saúde
OSVALDO CRUZ E PARAPUÃ
Em Osvaldo Cruz e Parapuã, as imunizações ocorrem em todas as unidades de saúde. E, neste sábado (20), acontece o ‘Dia D’ de vacinação, visando vacinar a maior quantidade de munícipes.