
Em sua 10ª edição no Brasil, o movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, o ‘Maio Amarelo’, conta com apoio de vários órgãos de segurança, setores públicos e entidades privadas. Em Adamantina, a campanha que visa incentivar comportamentos mais seguros é idealizada pelo Departamento Municipal de Trânsito em conjunto com a Polícia Militar.
O secretário de Planejamento João Vitor Marega, que também responde pelo trânsito municipal, destaca que o objetivo da ação é mobilizar condutores, ciclistas e pedestres sobre a importância de se respeitar a legislação.
“Queremos alertar sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos mais seguros, que evitam acidentes”, pontua.

AÇÕES DO MAIO AMARELO
Para o ‘Maio Amarelo’, o Departamento de Trânsito realizará blitz educativa duas vezes por semana, em dias alternados, na entrada da cidade.
Outra iniciativa será o ‘MiniCidade para Educação no Trânsito’. O Projeto consiste em um espaço lúdico onde foi implantada uma miniatura de ruas e dispositivos de sinalização com o objetivo de ensinar os visitantes o respeito as leis de trânsito.
Novamente, a estrutura foi instalada ao lado do recinto poliesportivo e contará com a participação de escolas públicas e privadas.
“A ação visa compartilhar conhecimentos sobre o trânsito e as relações com ele estabelecidas. É uma educação inteligente, já que coloca os alunos ‘dirigindo’ dentro da minicidade. Os participantes terão acesso a dois momentos distintos: teórico e prático”, explica Marega.
E, no último fim de semana de maio, ocorrerá o projeto ‘Faixa Viva’. Os pedestres serão orientados sobre a importância da travessia segura. Já os motoristas receberão material informativo sobre a importância de se respeitar a faixa de pedestres. A ação acontece no cruzamento da avenida Rio Branco com a rua Deputado Salles Filho.

FISCALIZAÇÃO
As ações de conscientização se complementam ao trabalho desenvolvido pela Polícia Militar. “Consideramos o trânsito local seguro, mas que sempre carece de uma atenção especial, a conscientização dos motoristas e pedestres, que podem realmente fazer um trânsito mais seguro”, ressalta o Capitão PM Eder Mazzini Bressan, comandante da 2ª Cia de PM de Adamantina.
Constantemente, a Polícia Militar realiza operações de fiscalização em locais diversos, com pontos de bloqueios, além da ‘Direção Segura’, uma ação conjunta com a Polícia Civil e o Detran.SP visando coibir, principalmente, crimes de alcoolemia.
“Estas operações devem continuar, além de outras iniciativas, como a utilização de motocicletas pela equipe da Rocam para coibir e fiscalizar com mais eficácia os motoqueiros que não se adequam as normas de trânsito”, pontou Capitão PM Bressan.