20.5 C
Adamantina
domingo, 19 outubro, 2025

Comemoração na terça marca os 32 anos da atual sede do Corpo de Bombeiros de Adamantina

Sede atual do Corpo de Bombeiros de Adamantina celebra 32 anos | Foto: Arquivo/IMPACTO

Uma comemoração, marcada para acontecer nesta terça-feira (13), marcará os 32 anos da inauguração da atual sede do Corpo de Bombeiros de Adamantina.

Além da cidade, o Pelotão local atende os municípios de Lucélia, Pracinha, Mariápolis, Flórida Paulista e Pacaembu, contando atualmente com 21 bombeiros, sendo 19 homens e duas mulheres.

- Publicidade -

Conforme a corporação, a história do Corpo de Bombeiros se iniciou em 1975, quando houve o primeiro grande incêndio na cidade com comoção popular, na fábrica de Móveis Rombaldi. Na época, os postos de Bombeiros mais próximos estavam situados em Tupã e Presidente Prudente.

Duas emissoras de rádio transmitiram o fato, o que mobilizou populares e a Prefeitura para o controle do sinistro. Com isso, iniciou-se uma discussão para instalação do Corpo de Bombeiros na cidade.

Em 13 de fevereiro de 1976, o então comandante de Presidente Prudente, Tenente Valente, realizou uma palestra em Adamantina para incentivar a instalação do posto. É montada uma comissão para o debate, com a coordenação do então comandante da 2ª Cia do 18º BPM/I, o Capitão PM José Carlos de Oliveira Pires.

Em 5 de junho deste mesmo ano, o prefeito da época, Fernando Chagas Fraga, declara a criação do quartel do Corpo de Bombeiros em Adamantina, o que foi oficializado em 27 de agosto de 1976, em decreto assinado por Euclydes Romanini, prefeito.

Em 27 de janeiro de 1977, foi inaugurada a sede física do posto dos Bombeiros na avenida da Saudade, em uma antiga funerária.

Já no ano de 1980, o então prefeito Gildomar Pax Pedroso autorizou uma nova sede, agora na rua Capitão Ferreira Pinto, no antigo Hospital André, onde hoje funciona as instalações do Projeto Asa e unidade de ensino infantil.

E, em 13 de junho de 1991, foi inaugurada a atual sede, na rua Josefina Dall’Antônia Tiveron, 300 – no Centro da cidade, com objetivo de facilitar o deslocamento.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Adamantina é comandando pelo Capitão PM Diego de Oliveira Pecoraro.

Publicidade