32.4 C
Adamantina
quinta-feira, 21 agosto, 2025

Fernando Caselato ministra workshop e se apresenta no Festival Raízes, em Adamantina

Uma das principais referências em viola caipira no país, o instrumentista, compositor e arranjador Fernando Caselato estará em Adamantina neste domingo (11). Ele ministrará workshop, às 14h, e se apresentará às 19h, no Festival Raízes, que é uma das atrações da Feira da Mulher Empreendedora, na Estação Recreio.

Caselato tem três CDs autorais e participou de outros oito trabalhos. Ele também se apresenta por todo o Brasil, como shows e oficinas em unidades do Sesc-SP, além de ser professor de viola caipira da Escola Municipal de Música, de Ourinhos.

- Publicidade -
Instrumentista, compositor e arranjador Fernando Caselato | Foto: Arquivo Pessoal

Entre os importantes eventos que Caselato participou, destaque para o CD ‘Ao vivo no Teatro Alfa em São Paulo’ pelo prêmio Syngenta, a 8ª Mostra Brasil Instrumental de Tatuí (2008) e o Circuito Syngenta de Viola Instrumental (2009).

O seu mais recente disco, ‘Solo das Cores’, foi selecionado para o Prêmio da Música Brasileira de 2014. Em 2005, Caselato lançou o CD ‘Pé de Viola’, que traz ritmos típicos da música caipira e regional e, em 2012, lançou o ‘Cordas Brasileiras’ com o Quarteto TAU. Neste trabalho, a união da viola com o quarteto de violões traça um panorama da música brasileira desde Ernesto Nazareth até obras recentes de Caselato.

WORKSHOP

Toda esta experiência, de quase 25 anos, será compartilhada em workshop, que será realizado às 14h, de domingo, na Estação Recreio.

Ao IMPACTO, o músico disse que mostrará desde como é desenvolvido os arranjos até a harmonização para tocar a viola caipira em solo ou em grupo. “Toda a parte técnica, de interpretação e execução, e as formas de se pensar timbres, como o estilo e o gênero, serão compartilhadas neste workshop”, destaca.

Fernando Caselato e Trio | Foto: Arquivo pessoal

APRESENTAÇÃO

Já às 19h, Caselato se une com baixista Fernando Nogueira e o baterista Ricardo Teles em um show instrumental do ‘Fernando Caselato e Trio’. “Vou apresentar composições minhas, mas, também, arranjos de cancioneiro popular raiz e da música regional, como a sul-americana”, pontua. “Aguardo a presença dos adamantinenses neste show especial”, convida.

 

Publicidade