12.6 C
Adamantina
sábado, 5 julho, 2025

Alunos das escolas municipais de Adamantina participarão de programa de educação ambiental

Prof. Dr. José Aparecido dos Santos durante orientação aos educadores | Foto: Priscila Caldeira

Os alunos dos quartos e quintos anos das escolas municipais de Adamantina participarão de programa de educação ambiental desenvolvido pelo Centro Universitário de Adamantina.

Os professores da rede municipal de ensino já receberam a orientação técnica sobre o programa e a partir do próximo semestre terão início os trabalhos de campo para que sejam analisadas os elementos ambientais e de preservação.

- Publicidade -

O programa é intitulado de “Qualidade Ambiental das Bacias dos Rios Aguapei/Feio e Peixe: um estudo interunidades escolares” é desenvolvido por uma equipe, por meio da Pró-Reitoria de Extensão.

A iniciativa teve como foco as situações que os municípios vêm enfrentando como: processos de erosão, urbanização em área de risco e de preservação permanente, inundação, assoreamento, desmatamento, perda da fertilidade do solo, contaminação no solo, água e ar.

A proposta do programa, conforme a equipe, é direcionar a cidadania dos alunos diferenciada áreas preservadas e degradadas e, ainda, fazer um levantamento técnico de caracterização ambiental das nascentes urbanas para as prefeituras e a partir do trabalho executado com os alunos das escolas municipais.

Além dos alunos de Adamantina, participam ainda os estudantes que integram as Diretorias de Ensino de Adamantina, Andradina, Marília e Tupã, pois ele também é voltado aos alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio.

Publicidade