A Casa SP Afro, de Adamantina, realiza uma extensa programação em comemoração ao Dia da Mulher Negra. Apesar da data ser celebrada na terça-feira (25), as atividades vão ocorrer durante toda a semana, promovendo um debate sobre questões relacionadas a importância da negritude na cultura brasileira.
Conforme a supervisora da Casa SP Afro, Meire Cunha, o tema desta edição é ‘A mulher do espelho. “Pensamos no tema como um contive para cada uma fazer sua imersão e mapear seus valores enquanto mulher e afrodescendente”, pontua.
A REFLEXÃO
A Semana da Mulher Negra é uma iniciativa que visa celebrar a história, a cultura e as contribuições das mulheres negras na sociedade, ao mesmo tempo em que chama atenção para os desafios enfrentados por elas e para a necessidade de garantir segurança de oportunidades em todos os setores da sociedade. “Essa semana de conscientização é uma oportunidade para refletir sobre as múltiplas formas de opressão e perceber enfrentadas pelas mulheres negras e fortalecer a luta por justiça social e empoderamento”, ressalta.
Por isso, o evento vai contar com uma extensa programação, com exposições, workshop, desfile e outras apresentações que promovem o diálogo e a educação sobre a história, cultura e desafios enfrentados pelas mulheres negras.
“Já enfrentamos uma dificuldade social de ocupação de espaços, menores salários, menos reconhecimento, funções subalternas e subservientes. Esse conceito precisa ser revertido, e quando o assunto são mulheres negras a raça vem antes do gênero, nem lugares nem respeito. Portanto, cada vez mais precisamos colocar esse assunto em pauta, unir essas mulheres para que elas consigam articular e solicitar políticas públicas”, enfatiza Meire.

EXPOSIÇÃO
Entre as atrações da Semana da Mulher Negra estão exposições com as artistas Cleusa Silva e Flávia Evangelista, que prometem encantar o público, com obras únicas e cativantes, proporcionando uma experiência cultural enriquecedora.
Cleusa Silva vai apresentar vasos com a técnica egípcia. Conforme os organizadores da exposição, os visitantes serão transportados para uma jornada repleta de símbolos e inspiração egípcia ao apreciar as criações da renomada artista plástica. Os vasos, cuidadosamente decorados com técnica egípcia, vem cativando a atenção do público pela beleza e representatividade cultural.
Artista autodidata, Flávia Evangelista traz uma exposição de arte em resina para a Casa Afro. Com apenas nove meses de experiência, ela já demonstrou uma habilidade notável em combinar cores vibrantes e transmitir emoções profundas em suas obras.
Seu talento único é evidenciado em pinturas abstratas, esculturas e objetos decorativos, deixando uma marca duradoura naqueles que tiveram a oportunidade de apreciar sua arte.
OUTRAS ATRAÇÕES
Na terça-feira (25), ocorre a partir das 19h30, a abertura da semana com o vernissage ‘Joia Oculta’. A partir de quarta-feira (26), as exposições estão abertas das 8h30 até às 21h.
Na quinta-feira (27), acontece a apresentação de dança do ventre às 19h30 e, na sequência, apresentação do filme ‘Medida Protetiva’.
Na sexta-feira (28), a atração é o workshop ‘Samba de roda’. E, no sábado (29), haverá desfile ‘Das pretas’ e cerimônia ‘Parede da fama’.