11.5 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Serpentes e aves de rapina são temas de palestra gratuita na ExpoVerde 2023

O que você faria se visse uma jiboia (Boa constrictor) com 2.15m de comprimento? Ela estará presente na ExpoVerde 2023 durante a apresentação da palestra “Mitos e curiosidades sobre repentes e aves de rapina”.

De acordo com os palestrantes Juliana Guarnieri, médica veterinária, e Rodrigo Marcheselli, engenheiro agrônomo, o objetivo da apresentação é desconstruir tudo o que a pessoa aprendeu durante toda a vida.

- Publicidade -

“Animais como as serpentes e as aves de rapina sempre despertaram a curiosidade do ser humano, exatamente por isto são carregados de mitos e preconceitos”, afirma Marcheselli.

O engenheiro agrônomo pontua que desde crianças as pessoas ouvem histórias mirabolantes sobre as serpentes e corujas, mas pouco se fala sobre sua importância ecológica no controle de pragas.

“Atualmente, um dos medicamentos mais utilizados para controle de hipertensão arterial é feito com base em proteínas presentes no veneno da Jararaca. As aves de rapina também sofrem com estes preconceitos, geralmente ligam a sua presença ao mau agouro, no entanto, a presença destes animais é extremamente benéfica para a localidade, pois também atuam fortemente no controle de pragas, chegando a eliminar mais de 1500 ratos por ano”, explica.

Ele ainda acrescenta que os animais irão participar inseridos no contexto da palestra, como elementos condensadores da atenção e promover uma dessensibilização nos participantes quanto a presença destes animais.

INSCRIÇÕES
As inscrições para essa ou outras palestras podem ser efetivadas diretamente no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbm-uLC_fwzooKajgky7__hG6LkWNBRP1n0XKU1mr9F6PmGA/viewform

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS

6 de setembro
9h – “Pecuária Leiteira”
10h30  – “Planejamento comercial no agronegócio: acesso ao mercado”
14h – “Meio ambiente e Proteção animal”
15h30 “Mitos e curiosidades sobre serpentes e aves de rapina”

7 de setembro
9h – “Café Robusta”
14h – “Imposto de renda: desafios e particularidades ao produtor rural” e “O uso de EPI’s na aplicação de defensivos agrícolas: desafios legais e práticos”
15h30  – “Uso correto de EPI’s na área urbana e área rural”

8 de setembro
9h – “Métodos de confinamento”
10h30 – “ABCZ”
11h30  –  “Manejo de ovinos”
14h – “Reanimação Cardiopulmonar e Manobras de Desengasgo”
15h30 – “Drones no Agronegócio”

9 de setembro
9h – “Novas ferramentas e tecnologias para Amendoim”
10h30 – “A implantação de biodigestores como ferramenta geradora de economia e responsabilidade social
14h-  “Como montar e cuidar de vasos e jardineiras: dicas para iniciantes”
15h30 – ” O Direito Ambiental”

Publicidade