22.3 C
Adamantina
segunda-feira, 21 abril, 2025

Adamantina inicia mutirão de cirurgias contra catarata

Aconteceu neste fim de semana, na Santa Casa de Adamantina, a primeira etapa de um mutirão de cirurgias contra catarata que deve realizar cerca de 500 procedimentos até o fim do ano.

Além de pacientes de Adamantina, a ação beneficia pessoas de outras cidades da microrregião, colaborando para a diminuição da fila de espera pela cirurgia, essencial para o restabelecimento da visão em definitivo.

- Publicidade -

Ao IMPACTO, o secretário de Gabinete, Gustavo Taniguchi, destacou a parceria que tem o intuito de garantir mais qualidade de vida aos pacientes. “Parcerias como essa entre Prefeitura, Estado e Santa Casa são essenciais para diminuirmos a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, promovendo o bem-estar da população. E, com a regionalização da saúde e o novo ambulatório de especialidades, que ocupará o antigo Postão, ampliaremos os serviços em benefício dos munícipes de Adamantina e região”, pontua.

ATENDIMENTO PÚBLICO

Interessados em realizar a cirurgia de catarata pela rede pública devem procurar inicialmente uma unidade básica de saúde, onde passará por consulta com o clínico geral.

Depois, havendo a necessidade, o paciente será encaminhado ao oftalmologista. Com a confirmação do diagnóstico, o paciente entra na fila para realizar o procedimento cirúrgico.

A DOENÇA

De acordo com a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Retrativa, a catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida.

A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas (como a Diabetes Mellitus), oculares (como a uveíte), secundária ao uso de certos medicamentos (por exemplo, corticóides) ou a trauma ocular (contuso, perfurante, ou queimaduras químicas graves), entre outras.

 

 

Publicidade