
Há mais de 80 anos, os primeiros imigrantes japoneses chegaram às terras, que hoje pertencem a Adamantina. Após cinco gerações, um grande evento agradece à acolhida da população local.
No próximo dia 21, o 1º Haru Matsuri, festival tradicionalmente realizado em todo o país para celebrar o início da primavera, comemorará também os 115 anos da imigração japonesa no Brasil e os 70 anos de fundação do Lar dos Velhos de Adamantina
O evento contará com atrações como exposições, apresentações artísticas e opções gastronômicas. “A celebração dos 115 anos da imigração japonesa no Brasil é um marco. E, há anos, nós, da Acrea [Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina] gostaríamos de realizar um evento para retribuir a acolhida dos adamantinenses ao nosso povo. Após sugestão da Secretaria de Cultura e Turismo, estamos organizando este festival que mostrará o melhor das nossas tradições, além de comemorarmos os 70 anos do Lar dos Velhos, importante entidade de nossa cidade”, ressalta Noriko Saito, representante da colônia japonsesa.
O FESTIVAL
O evento, que será realizado das 11h às 22h, contará com diversos atrativos. Na culinária, serão 14 barracas com pratos típicos, desde yakissoba até tempura e bentô, entre outras opções, como sashimi, karaague, copo da felicidade, hot rool, mandiyu, yokan e sushi.
Na parte de exposições, o festival vai trazer flores ornamentais, como o ikebana – arranjo típico – até os conhecidos bonsai, que possuem um cultivo próprio. Ainda estarão expostos objetos de decoração, bonecas de porcelana e outros itens vindos diretamente do conhecido País do Sol Nascente.

Já na parte artística, o cantor Nobuhiro Hirata, que já ganhou diversos festivais no Brasil, será uma das atrações juntamente com outras apresentações como de taikô (tambores japoneses) e de Bon Odori, que permite a participação de todo o público presente, com a participação da ACAE de Presidente Prudente (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva). Outras atrações são: grupo Requios Doukokai Eisa Taiko, grupo Ryuumi Wakado, grupo Odori-Fujinkai de Araçatuba, grupo de Jpop/Kpop e grupo Sanshim.
E, para complementar, as associadas da Acrea produzem, há semanas, itens decorativos para deixar o ambiente do recinto poliesportivo bem característico à cultura japonesa, como torii, que é o tradicional portal, o tsuru (passarinho da sorte) e cerejeiras formadas por origamis.
“Tudo está sendo preparado com muito carinho e capricho para proporcionarmos uma experiência única para a população de Adamantina e da região”, ressalta.
AÇÃO SOCIAL
Além de ressaltar a cultura japonesa, o evento terá o lado social, já que contará, além do Lar dos Velhos, com a participação de outras entidades, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Santa Casa local.
APOIO
O 1º Haru Matsuri será realizado no dia 21, no recinto poliesportivo, com apoio da Prefeitura de Adamantina, por meio das secretarias de Cultura e Turismo; Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; Obras; e Saúde, e da Câmara Municipal.
O patrocinador master do evento é a empresa Bebidas Funada, de Presidente Prudente.
