
Para quem está procurando emprego, o fim de ano será de oportunidades no comércio varejista. É o que projeta a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), que estima a criação de cerca de 35 mil novos postos formais de trabalho para este último trimestre no estado de São Paulo, período marcado pelo aumento do consumo ocasionado pela injeção do décimo terceiro salário e, por consequência, pela criação de empregos visando às festas de fim de ano.
Se efetivar a boa perspectiva econômica, os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023 terão um crescimento de 4,5% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, quando aproximadamente 33,5 mil empregos foram criados.
A projeção é positiva também referente ao varejo de Adamantina. Apesar de resultado negativo nos oito primeiros meses deste ano, quando a cidade fechou nove postos de trabalho no comércio em comparação com o mesmo período de 2022, o índice é considerado estável diante do estoque de 1.841 trabalhadores celetistas no varejo local. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.
“Este setor ainda passa por um processo de recuperação pós-pandemia. E mesmo com saldo negativo neste ano, a cidade deve ter um resultado positivo no quarto trimestre. Os últimos meses do ano são formadores de postos de trabalho. Ou seja, o varejo, principalmente de vestuário, calçados e acessórios, acaba sendo um local de oportunidades de empregos para quem está precisando”, pontua o economista da FecomercioSP, Jaime Vasconcelos.
Em 2022, o comércio de Adamantina concentrou as contratações, ainda segundo o Caged, no público abaixo de 24 anos. “Isso demonstra, novamente, que o varejo é a primeira porta que se abre para o jovem em busca do primeiro emprego em nossa cidade”, enfatiza Sérgio Vanderlei, presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista).

REUNIÃO EM ADAMANTINA
O levantamento econômico foi apresentado na segunda-feira (16), durante reunião da alta cúpula da FecomercioSP em Adamantina. O encontro, idealizado pelo Sincomercio Nova Alta Paulista, contou com a presença do primeiro vice-presidente da FecomercioSP, Ivo Dall’Acqua Junior, da segunda vice-presidente Gisela Lopes, assessores econômicos e jurídicos, presidentes de 11 sindicatos varejistas pertencentes à Câmara Oeste (Lucélia, Osvaldo Cruz, Tupã, Marília, Assis, Ourinhos, Palmital, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Andradina e Adamantina), além dos gerentes regionais José Carlos Cavalcante (Sebrae), Fabíola Gaspar (Sesc) e Kátia Cristina Martins (Senac). A Prefeitura foi representada pelo secretário de Gabinete, Gustavo Taniguchi.
“Trazer a força do comércio do estado de São Paulo para debater a realidade local e regional é extremamente importante para o desenvolvimento de ações que fomentem a geração de emprego e renda”, enfatiza Sérgio Vanderlei.