13.8 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

Profissionais da Engenharia se preparam para debater elaboração de planos de prevenção de chuvas e de contingência de baixa umidade do ar em Adamantina

Em direção à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que traz uma série de objetivos para o desenvolvimento sustentável, a Aeaanap (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista) capacita os profissionais associados para uma efetiva participação em debate técnico de ações voltadas às políticas públicas de Adamantina.

Nesse sentido, a entidade adquiriu recentemente uma estação meteorológica automatizada, oriunda dos Estados Unidos, por meio de fomento financeiro do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), para implantação e registro de eventos climáticos na zona urbana de Adamantina, conforme destacado pelo Eng. André Luiz Borrasca, presidente da entidade de classe.

- Publicidade -
Inauguração da nova estação meteorológica contou com participação de profissionais de classe e agentes políticos | Foto: João Vinícius/IMPACTO

“A ideia será discutir os elementos técnicos envolvidos na solução da demanda com os profissionais da Aeaanap e tornar a conclusão como extensão pública, que poderá subsidiar os órgãos de gestão pública”.

Diante de temperatura elevada e umidade relativa do ar atingindo níveis críticos, a necessidade de elaboração de plano de contingência em Adamantina é premente. E, a Associação sai na frente para subsidiar dados confiáveis para as inovações tecnológicas e soluções por meio da Engenharia.

“O plano de contingência de baixa umidade pode oferecer, por exemplo, uma modelagem de ação para escolas e entidades para se evitar consequências para saúde da população adamantinense, evitando, desta forma, superlotação nas unidades de atendimento, como pronto socorro”, explica Eng. Daniel Robles, que complementa: “ Precisamos implantar ferramentas, dentro do escopo de cidades inteligentes, que promovam mais eficiência no monitoramento das condições climáticas e na operação dos serviços em benefício da população”.

Às 14 horas, do dia 11/10/2023 | Temperatura: 37ºC | Umidade do ar: 32%
Publicidade