O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta segunda-feira (20). Porém, desde quarta-feira (15), Adamantina conta com agenda de eventos que fazem referência à data, fazendo com que a Semana fosse relacionada à luta do povo negro contra o racismo.
O início da programação, que evidencia as raízes, a cultura e a produção preta e parda de Adamantina, foi marcada pela apresentação da escola de samba Unidos da Vila Alegrette, de Martinópolis. Ainda, na quarta-feira, a Casa Afro recebeu roda de capoeira e oficina de samba de roda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No segundo dia, a agenda contou com a participação de alunos de escolas estaduais em gincana, também na Casa Afro, e a cantora Ana Boldrini levou o show Vozes Negras ao Anfiteatro Fernando Paloni. Em seguida, a apresentação foi com Val Dias e Banda, com repertório de MPB (Música Popular Brasileira).
“Queremos ressaltar a potência criatividade negra em diversas áreas, junto com os diálogos e as trocas entre o público de diversas idades”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei.
PROGRAMAÇÃO DESTE FIM DE SEMANA
Nesta sexta-feira (17), o Gincafro continua na Casa Afro, no período da manhã, mas para as escolas municipais. E, à noite, a Praça Élio Micheloni é novamente palco de diversas apresentações: Slam, Funk, Pocket Show Rap, Falha no Erro e Tio Will.
Já neste sábado (18), o Vale das Pedrinhas, espaço ao lado da Casa Afro, recebe um campeonato de skate, a partir das 13h.
O domingo, dia 19, também contará com programação alusiva à Semana de Consciência Negra, em Adamantina. Às 14h, uma palestra e roda de conversa serão conduzidas por Anderson Pereira no espaço de coworking da Aeaanap (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista).
E, em parceria com Sesc Thermas de Presidente Prudente, o grupo AXÉSTÉTICO traz narrativas, canto-imagem-conto-arte e corporalidade afrodiaspóricas sobre memória ancestral. A apresentação será às 20h, na Casa Afro. E, na sequência, ocorre o Baile Charme.
E fechando a programação, o Dia da Consciência Negra – que a partir deste ano se tornou feriado estadual – contará com Campeonato Municipal de Capoeira, às 9h, na Casa Afro; apresentação de teatro da Cia. Multiverso Teatral, às 16h, no Anfiteatro Fernando Paloni; e a Praça Élio Micheloni recebe cerimônia de encerramento e homenagens (Tradição), às 19h, show da Banda Shiver às 20h e apresentação de samba, às 21h.
“O objetivo desta programação é democratizar a cultura afro-brasileira e africana para todas as pessoas e, o mais importante, criar representatividade social por meio de eventos que resgatam a ancestralidade cultural da população preta e parda de Adamantina e região”, pontua a coordenadora da Casa Afro, Meire Cunha.