20.6 C
Adamantina
sexta-feira, 18 abril, 2025

A importância do tratamento ortodôntico na infância

Dra. Carolina Grespi Martins Bortolo | Foto: Rogério Grespi/IMPACTO

Além de fiscalizar o uso correto, os pais podem ajudar as crianças a manter a higiene em dia, de acordo com orientação de um profissional. O cuidado com os dentes deve começar ainda na infância, porém, vai além da escovação.

“A ortodontia infantil é muito importante, já que antecipa o tratamento dentário. Seja com aparelho ortodôntico fixo ou móvel, quanto mais cedo procurar um dentista melhores serão as chances de recuperação para uma arcada dentária estável e saudável”, explica a ortodontista, Dra. Carolina Grespi Martins Bortolo (CRO-SP 76.180).

- Publicidade -

A ortodontia infantil ou interceptativa é o ramo da Odontologia que avalia e trata precocemente as anomalias de desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos nas crianças. “Isso se deve ao desenvolvimento das arcadas e dos dentes que, se tratadas precocemente, estabilizam a mordida”, pontua a profissional.

Por meio deste método, as crianças podem usar aparelhos mesmo antes da queda de todos os dentes de leite. “Esse tipo de tratamento contribui significativamente para a remoção de hábitos pouco saudáveis na formação e alinhamento dos dentes, como o uso excessivo da chupeta que, a longo prazo, pode influenciar diretamente no desalinhamento dentário e prejudicar a respiração”.

Porém, o aparelho fixo não é a única opção para a correção dos dentes. De forma geral, o profissional em ortodontia infantil indica aparelhos ortopédicos (móveis), eficientes para a fase de desenvolvimento dos ossos da boca. Além do aparelho fixo e ortopédico, existe uma infinidade de métodos eficazes para correção do alinhamento.

“Primeiramente, é necessária a avaliação da boca da criança a fim de identificar o estágio de dentição decídua (de leite) ou mista. Assim, o dentista estará apto para indicar o melhor tipo de aparelho dentário para o pequeno paciente”, explica Dra. Carolina. “O bem-estar das crianças também deve ser considerado, evitando tratamentos que causem desconforto”, complementa a especialista.

SERVIÇO

A ortodontista e especialista em DTM/dor orofacial atende na Clínica Odontológica, que fica na rua Euclides da Cunha, 363 – Adamantina. Telefone: (18) 3522-5562 | 3521-3775.

Publicidade