A preservação do meio ambiente é cada dia mais necessária e urgente. Enquanto os governos debatem os impactos ambientais de forma macro, a população pode colaborar com a conservação dos recursos naturais por meio de pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença, como o consumo consciente de água e energia elétrica.
Uma das posturas mais importantes é a reciclagem do lixo. Por isso, Adamantina inicia, neste domingo (5), a distribuição de sacos verdes para a população realizar o descarte de material reciclável para recolhimento da COOPERADAM (Cooperativa de Materiais Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis). A ação será efetivada pelos atiradores do Tiro de Guerra juntamente com a Campanha do Alimento.
Conforme a Prefeitura, a entrega dos sacos verdes visa motivar o descarte correto por meio de uma embalagem diferenciada. A COOPERADAM será a responsável pela execução da coleta, processamento e aproveitamento dos materiais recicláveis ou reutilizáveis provenientes da coleta seletiva, bem como a disponibilização dos resíduos inservíveis para sua disposição final de forma a atender as normas específicas vigentes.
Semanalmente, conforme cronograma já estabelecido de setores, após recolhidos os materiais recicláveis, será entregue um novo saco verde para que o descarte continue a ser executado de forma adequada. “Pedimos que a população faça o descarte correto dos materiais e coloque para coleta no dia certo, pois, desta forma, os membros da Cooperativa poderão recolher, separar e fazer a comercialização, gerando emprego e renda”, afirma Wellington Zerbini, secretário de Obras.

MATERIAIS RECICLÁVEIS
Os materiais considerados como recicláveis consistem em jornais, revistas, papelão, caixas, cartões, envelopes. Podem ainda ser descartados potes de alimentos, tampas e garrafas de plástico.
Para a coleta seletiva pode ser destinada ainda garrafas de bebidas, copos, tampas, potes de vidro e latas de alumínio, de aço, ferragens, molduras de quadro, entre outros.