
Adamantina terá uma das 20 novas unidades do Centro Dia do Idoso que serão instaladas em todo o estado de São Paulo. A notícia foi confirmada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior, após reunião com prefeito Márcio Cardim, no último dia 13.
O encontro, agendado pelo deputado federal Gilberto Nascimento, por meio do assessor parlamentar Claudemir Cobo, efetivou a conquista do equipamento que será instalado no PAI Nosso Lar (Polo de Atividades Integradas). O projeto deve ocupar uma das alas da instituição, já que houve a saída de moradores, que agora são atendidos pelas residências terapêuticas de seus respectivos municípios.
Projeto do Governo do Estado, os Centros Dia do Idoso são instituições que oferecem projetos e assistência a idosos, como atividades físicas, artísticas, culturais e oficinas terapêuticas. Além disso, esses espaços proporcionam momentos de convivência e socialização para a população idosa, o que é muito importante para a qualidade de vida deste público.
A proposta, agora efetivada, foi elaborada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e contava com pareceres técnicos da Drads (Diretoria Regional de Assistência Social), de Dracena. “As atividades desenvolvidas no Centro Dia do Idoso serão previamente planejadas, com base no conhecimento do perfil dos usuários e da tipificação de suas demandas específicas, de forma a respeitar a realidade e as particularidades de cada pessoa atendida”, destacou o prefeito Márcio Cardim.
Geralmente, o serviço dispõe de equipe multidisciplinar, com profissionais diversos, tais como: assistente social, psicólogo, enfermeiro, entre outros, para o atendimento integral da pessoa idosa.