20.6 C
Adamantina
sexta-feira, 18 abril, 2025

De 15 a 20 de novembro, Semana da Consciência Negra resgata ancestralidade cultural em Adamantina

Parte da programação ocorre na Casa Afro | Foto: Gilson Leandro

De 15 a 20 de novembro, as raízes, a cultura e a produção preta e parda de Adamantina estarão em evidência na Semana da Consciência Negra. Idealizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, a programação abrange diversos espaços públicos este ano, como a Casa Afro, que é um centro de difusão da equidade racial, mas também de proteção e de preparação para que a comunidade negra possa estar representada por ações efetivas.

“O objetivo é democratizar a cultura afro-brasileira e africana para todas as pessoas e, o mais importante, criar representatividade social por meio de eventos que resgatam a ancestralidade cultural da população preta e parda de Adamantina e região”, pontua a coordenadora da Casa Afro, Meire Cunha.

- Publicidade -

Para isso, a programação traz a diversidade cultural na essência, desde rodas de capoeira e apresentação de escola de samba até apresentações musicais, de dança e artísticas, campeonato de skate e roda de conversa. “Queremos ressaltar a potência criatividade negra em diversas áreas, junto com os diálogos e as trocas entre o público de diversas idades”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei.

PROGRAMAÇÃO

A Semana na Consciência Negra começa no próximo dia 15, uma quarta-feira, com cortejo da escola de samba Unidos da Vila Alegrette, de Martinópolis. A atração se apresenta às 9h, sendo o trajeto finalizado na Casa Afro.

Às 10h, ocorre a cerimônia oficial de abertura e, na sequência, roda de capoeira. E, no período da tarde, oficina de Samba de Roda com grupo Angoleiros do Sertão.

No dia 16, uma quinta-feira, a Casa Afro recepciona os alunos das escolas estaduais para o Gincafro. Às 20h, a cantora Ana Boldrini traz o show Vozes Negras, na Praça Élio Micheloni. Em seguida, a apresentação será com Val Dias e Banda, com repertório de MPB (Música Popular Brasileira).

Na sexta-feira, dia 17, o Gincafro continua na Casa Afro, no período da manhã, mas para as escolas municipais. E, à noite, a Praça Élio Micheloni é novamente palco de diversas apresentações: Slam, Funk, Pocket Show Rap, Falha no Erro e Tio Will.

No dia 18, o Vale das Pedrinhas, espaço ao lado da Casa Afro, recebe um campeonato de skate, a partir das 13h.

O domingo, dia 19, também contará com programação alusiva à Semana de Consciência Negra, em Adamantina. Às 14h, uma palestra e roda de conversa serão conduzidas por Anderson Pereira no espaço de coworking da Aeaanap (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista).

E, em parceria com Sesc Thermas de Presidente Prudente, o grupo AXÉSTÉTICO traz narrativas, canto-imagem-conto-arte e corporalidade afrodiaspóricas sobre memória ancestral. A apresentação será às 20h, na Casa Afro. E, na sequência, ocorre o Baile Charme.

E fechando a programação, o Dia da Consciência Negra – que a partir deste ano se tornou feriado estadual – contará com Campeonato Municipal de Capoeira, às 9h, na Casa Afro; apresentação de teatro da Cia. Multiverso Teatral, às 16h, no Anfiteatro Fernando Paloni; e a Praça Élio Micheloni recebe cerimônia de encerramento e homenagens (Tradição), às 19h, show da Banda Shiver às 20h e apresentação de samba, às 21h.

Publicidade