25.6 C
Adamantina
sábado, 22 março, 2025

A Harmonização Facial pode (e deve) ser natural

Se você gosta de acompanhar celebridades, provavelmente, deve conhecer algumas que investiram na Harmonização Facial para apresentar uma versão mais sofisticada ao público. A técnica consiste na junção de diversos tratamentos faciais para melhorar a qualidade da pele, proporções e simetrias.

Se mantendo em evidência pela quantidade de adeptos nos últimos anos, os mitos e dúvidas sobre o assunto também cresceram. Afinal, como funciona? Para qual finalidade? É possível equilibrar a busca pela beleza evitando excessos? Para esclarecer as principais questões sobre o assunto, conversamos com a Dra. Gabriela Romanini (CRO-SP 97642) que atende no Centro Avançado de Estética e Implante e já realizou dezenas de protocolos de Harmonização Facial em homens e mulheres.

- Publicidade -

Dra. Gabriela, para começar poderia explicar de forma simples o que é a Harmonização Facial?
A Harmonização Facial é um conjunto de procedimentos estéticos faciais que tem como objetivo harmonizar a face e também ajuda a retardar o envelhecimento e oferece maior qualidade para pele.

Através dessa técnica, como é possível melhorar a estética facial?
Melhorando aquilo que o paciente não gosta. Às vezes, querem melhorar os lábios ou o nariz com o famoso “ossinho “ aparecendo. Também há quem deseje diminuir a pele com rugas e a “cara de cansada”. Tudo isso, conseguimos trabalhando da forma correta para garantir mais vitalidade ao paciente.

Para alcançar esses objetivos, normalmente quais são os procedimentos mais comuns?
O Gerenciamento do Envelhecimento que reúne estratégias para atuar na vida das pessoas de forma preventiva e preditiva, o preenchimento labial e a Rinomodelação.

Quais são os benefícios da Harmonização para a saúde bucal e facial?
A Harmonização Orofacial e Facial envolve o uso de técnicas especializadas para ajustar os músculos da face e da boca, assim como os dentes, para que estejam em harmonia uns com os outros. Isso pode parecer um conceito simples, mas na verdade é extremamente complexo e requer anos de estudo e prática. Com a execução correta pode proporcionar benefícios além da estética, como: melhora na mastigação, a melhora do bruxismo e a possibilidade de alinhar a arcada dentária.

Quais são os critérios para escolher um profissional qualificado e realizar a Harmonização?
Um bom profissional é aquele que sabe discernir quando o paciente tem transtorno de imagem, aquela condição relacionada a uma preocupação exagerada com a própria imagem que causa incômodo profundo por defeitos imaginários ou triviais. Ao reconhecer essa possibilidade, um bom profissional não vai fazer tudo o que paciente quer, mas somente o que é indicado naquela situação. Cada pessoa tem características únicas e é importante que a Harmonização Facial seja personalizada para atender às necessidades e objetivos individuais, como: flacidez, rugas, papada ou até necessidade de preenchimento. É importante o equilibro para que as áreas tratadas estejam em harmonia com o restante do rosto.

Quais são os cuidados que devem ser tomados antes e depois dos procedimentos?
É preciso saber que o primeiro passo é a realização de uma consulta, isso porque começamos com uma boa anamnese. Posteriormente, alguns cuidados pós-procedimentos incluem: evitar tomar sol nos dias seguintes e sempre usar o protetor solar recomendado; não realizar massagens faciais ou fazer movimentos bruscos na face; evitar o uso de maquiagens ou dermocosméticos nos dias posteriores e evitar atividades físicas intensas no dia de tratamento.

Como a Harmonização pode ajudar no tratamento de disfunções DTMs?
A Harmonização pode ajudar na disfunção DTMs com o uso do Botox que pode diminuir inclusive dores de cabeças causadas pelo quadro, mas é um tratamento paliativo que ajuda no relaxamento muscular e não age no problema. Talvez seja preciso passar no dentista para chegar a causa dessa disfunção, por exemplo, bruxismo.

Quais são os riscos envolvido?
Riscos pequenos. O especialista que conhece a anatomia, possui experiência, conhece medicamentos, realiza exames clínicos no pós imediato para detectar isquemias, pode evitar problemas maiores ao entender o que a pele já está revelando após a aplicação.

Existe alguma contraindicação?
Sim, por isso cada pessoa deve receber um tratamento individualizado. Não existe um tratamento para todos, é necessário entender a queixa pessoal e as possibilidades possíveis para aquele caso.

Como a Harmonização pode ajudar na melhora da autoestima e bem-estar dos pacientes?
A Harmonização ajuda muito na autoestima do paciente e influencia em todas as áreas da vida. Imagina passar por uma consulta de visagismo facial e entender o que fica melhor para você? E depois melhorar o aspecto que te incomoda através de aplicações? A Harmonização é incrível, após o processo você acorda e percebe que aquela olheira profunda diminuiu drasticamente e na hora de sair de casa, olha no espalho e tem confiança para aproveitar o momento. Esses detalhes fazem toda diferença!

A Dra. atua somente com a Harmonização ou abrange outros serviços?
Sou reconhecida pelo trabalho com a Harmonização Facial, mas realizo todo tipo de tratamento que temos dentro dessa área: Gerenciamento do Envelhecimento, tratamentos para bioestimular colágeno e devolver estruturas perdidas por causa do tempo, Rinomodelação e preenchimento com ácido hialurônico. Os procedimentos são realizados com equipamentos modernos e para 2024, pretendemos trazer mais tecnologia, mais novidades e mais projetos de Rinomodelação!

DRA. GABRIELA ROMANINI
Clínico Geral – Ortodontia e
Harmonização Facial CRO-SP 97642
Av. Santo Antônio 310 – Adamantina

Publicidade