19 C
Adamantina
segunda-feira, 17 março, 2025

Artroscopia do joelho: o que é e quais são as vantagens?

Ao lesionar ou descobrir algum problema na articulação do joelho, o tratamento indicado pelo seu ortopedista pode incluir a artroscopia do joelho. Mas antes de se assustar com esse termo, pouco comum no vocabulário leigo, vale destacar que o procedimento é minimamente invasivo e significa menor trauma cirúrgico, recuperação mais rápida e menos dor pós-operatória em comparação às técnicas tradicionais.

De acordo com o especialista Dr. Vitor Augusto Vilhegas (CRM 170724/SP | RQE 98735), a artroscopia do joelho é uma alternativa moderna que reúne diversos benefícios para o paciente, como cicatrizes mínimas e redução considerável do risco de infecções.

- Publicidade -

“A artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado para diagnosticar e tratar problemas articulares no joelho. A técnica utiliza um instrumento chamado artroscópio que consiste em um tubo fino e flexível com uma câmera na ponta”, detalha.

Segundo o ortopedista, durante o procedimento são feitas pequenas incisões na pele ao redor do joelho por onde o artroscópio e outros instrumentos cirúrgicos são inseridos. Através da câmera do artroscópio, o cirurgião visualiza o interior da articulação do joelho em tempo real em um monitor de vídeo. “Podemos utilizar essa alternativa para investigar patologias e realizar diferentes tipos de tratamentos ao mesmo tempo, como lesões dos ligamentos, meniscos, lesões na cartilagem e a remoção de corpos livres, sendo estes fragmentos soltos de cartilagem de causas degenerativas como a artrose”, destaca o médico.

Após a realização da artroscopia do joelho, Dr. Vitor ressalta a importância de seguir as orientações médicas quanto aos cuidados pós-operatórios, a fisioterapia e reabilitação para fortalecer a musculatura ao redor do joelho e recuperar sua função normal. Seguindo as indicações com responsabilidade, em muitos casos, os pacientes retomam suas atividades normais dentro de poucas semanas após a cirurgia.

A AVALIAÇÃO MÉDICA É PRIMORDIAL
Um avanço na medicina no que diz respeito a ortopedia, a artroscopia do joelho pode significar a recuperação da mobilidade com menor dano aos tecidos, redução do tempo de internação, cicatriz discreta, rápido retorno às atividades diárias e baixo índice de complicações. No entanto, nem todos os casos de problemas no joelho podem ser tratados com o procedimento. “Casos mais graves ou complexos podem continuar exigindo de técnicas cirúrgicas mais invasivas”, considera o ortopedista.

Para descobrir a indicação médica adequada na sua situação, consulte-se com um médico especialista e garanta mais saúde, movimento e recuperação promissora.

DR. VITOR AUGUSTO VILHEGAS
Ortopedista
(18) 99674-9485 (18)3521-3903
@drvitorvilhegas
Instituto de Cardiologia Dr. Waldir Grion
Av. Rio Branco, 61 – Centro – Adamantina

Publicidade