20.3 C
Adamantina
quarta-feira, 19 março, 2025

VOX: aulas de bateria para extravasar a ansiedade?

Será que você faz parte dos 62% de brasileiros que sentem altos níveis de ansiedade? De acordo com o teste aplicado pelo Guia da Alma, junto com a depressão, a ansiedade é um dos males do século, afetando pessoas de diferentes idades e classes sociais. E para lidar com esse quadro, a consulta com um especialista em saúde mental é a melhor saída, mas não é a única forma de diminuir a tensão.

Aulas de bateria podem ser aliadas no controle do medo, da inquietação e dos sentimentos de perigo, além de melhorar a qualidade de vida e influenciar no desenvolvimento do cérebro ajudando até mesmo na concentração. Isso porque o comprometimento ao conhecer o instrumento colabora com a disciplina, demanda foco do praticante e controle total da mente, inclusive, estudos apontam uma ligação importante na percepção do ritmo com a parte cerebral das funções cognitivas de forma geral – percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas.

- Publicidade -

“Sempre indico uma aula teste para quem deseja tirar a dúvida se esse instrumento pode ser o seu novo hobby”, explica o professor Renato Belloni que ensina bateria para cerca de 60 alunos em Adamantina.

NO RITMO DA VIDA
Com duas salas equipadas no Estúdio Belloni e preparando o terceiro ambiente para 2024, o músico que possui quase 30 anos de experiência está focado em propagar para mais pessoas o poder do instrumento que mexe de maneira positiva com a mente e com todo corpo.

“O Estúdio possui a acústica necessária para excelentes aulas de bateria. É climatizado e conta com instrumentos de qualidade. Tudo isso com a metodologia que se adequa aos objetivos de cada aluno, trabalhando a concentração, resistência muscular, alto controle da mente e coordenação motora”, detalha.

Nascido em 1978, Renato começou a tocar aos 15 anos e ao atingir a maioridade já trabalhava profissionalmente com a música. Em paralelo com o trabalho de educador musical, também participou de projetos especiais, onde adquiriu conhecimentos, se atualizou e firmou conexões importantes, passando pelo Instituto de Bateria Northon Vanalli, em Presidente Prudente; Projeto Guri e mais de 20 eventos adamantinenses.

Como sideman – termo utilizado para se referir ao profissional que é contratado para se apresentar ou gravar com um grupo a qual ele não integra – acompanhou e gravou com artistas reconhecidos nacionalmente, entre eles: Chitãozinho & Xororó, Daniel, Cristiano Araújo e Laércio Oliveira.

Hoje, comenta se espelhar em grandes nomes da bateria que foram os seus mentores para ser um professor de excelência e técnica impecável, como: Cuca Teixeira, Douglas Las Casas e Northon Vanalli. “Na maioria das vezes, as aulas são individuais, mas preparamos ocasiões especiais com formação em grupo, peças para duas baterias e práticas de conjunto. Essa dinâmica proporciona experiências distintas aos alunos, o que agrega mais conhecimento e interatividade”, destaca ao pontuar como a sua vasta atuação em diferentes locais, a bagagem sólida e diversa lhe permite variar metodologias.

Mais do que um instrumento de percussão, a bateria tem se mostrado cada vez mais um compromisso prazeroso com o bem-estar. “A bateria dita o ritmo das músicas, define e marca o compasso mais rápido ou mais lento de uma melodia, atribuindo uma cadência própria e energia a cada performance. Coincidentemente, hoje pode fazer o mesmo por quem se interessa em usá-la para comandar suas emoções, pausar pensamentos e ditar o clima da vida”, conclui o professor.

ESTÚDIO RENATO BELLONI
Alameda Maria Cândida
Romanini, 467 – Centro
Adamantina
(18) 99736-8105

Publicidade