O aumento de casos de dengue traz preocupação em todo o Brasil. Até esta quinta-feira (8), o país registrou mais de 360 mil casos (prováveis e confirmados) da doença, com 40 mortes confirmadas. Isso representa um aumento de 291% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados pouco mais de 93 mil casos nas primeiras cinco semanas do ano.
Já o estado de São Paulo confirmou mais de 34 mil casos e possui outros 31 mil em investigação, segundo o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde.
Este cenário traz alerta também para a região de saúde de Marília, que engloba a microrregião de Adamantina. Em reunião da CIR (Comissão Intergestores Regional) na quarta-feira (7), representante do DRS (Departamento Regional de Saúde) explanou sobre o crescimento de casos aos secretários municipais.
“Os gestores foram alertados sobre a elevação rápida de confirmados e a piora no quadro clínico dos pacientes que estão contraindo a doença. Por aqui, temos o registro dos tipos 1 e 2 da dengue, porém, em São José do Rio Preto, há casos do tipo 3, que é mais grave”, explica o secretário de Saúde de Adamantina, Gustavo Taniguchi. “Possivelmente teremos um ano epidemiológico para a dengue, já fomos avisados pelo GVE [Grupo de Vigilância Epidemiológica]”, complementa.
ADAMANTINA
A cidade, que confirmou nove casos positivos e investiga outros 24, atua com orientações durante visitas domiciliares pelos agentes de vetores no intuito de conscientizar os moradores para não deixarem recipientes que possam servir de criadouros ao mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria de Saúde de Adamantina também iniciou a instalação de salas de hidratação nas unidades básicas. “Caso haja aumento nos registros, já estaremos com a estrutura pronta para atender os munícipes, que devem atuar em conjunto com a Prefeitura. Agora, os cuidados têm que ser triplicados”, pede Taniguchi.
A pasta promove também o controle de criadouros, nebulização portátil e visita de imóveis com grande quantidade de recipientes, os chamados Pontos Estratégicos, como borracharias e ferros velhos.