O Partido Novo oficializou a pré-candidatura de José Carlos Tiveron a prefeito de Adamantina. Ao IMPACTO, o pecuarista destacou os pontos que o motivam a buscar, entre 20 de julho e 5 de agosto, na conversão partidária, a efetivação do seu nome para a disputa do comando do Executivo municipal.
Tiveron é membro da ADNAP (Associação Direita Nova Alta Paulista). Confira a entrevista:

IMPACTO: Como definiria José Carlos Tiveron?
Tiveron: José Carlos Tiveron é um homem tradicional, sério, que dá muito valor à família e à liberdade, prezando sempre pelo que é correto, honesto e digno.
Sou casado com Adelisa R. F. Tiveron e tenho dois filhos. Me formei em Estudos Sociais e Geografia, mas atuo no ramo da pecuária, dando continuidade aos negócios familiares.
Minha liderança se estende ao Sindicato Rural de Adamantina, onde atualmente sou presidente; vice-presidente da Associação de Produtores de Leite de Adamantina e Região; e membro da ADNAP. Fui sócio fundador do Rotary Clube Solidariedade em 1997, onde colaborei em várias funções, inclusive na de presidente em 2002/2003
IMPACTO: O que te motiva a ser pré-candidato a prefeito de Adamantina? É a primeira vez que pretende disputar um cargo político?
Tiveron: Estou motivado porque amo esta cidade, tenho raízes aqui. Vejo que o momento político exige algo a mais. Nós, brasileiros, estamos acostumados a reclamar da classe política, porém, nunca nos colocamos à disposição para tentar mudar na prática. Por isso, estou colocando meu nome à disposição, e se for da vontade da maioria e do meu partido, quero fazer o melhor de mim para Adamantina.
É a primeira vez que me coloco à disposição para um cargo político por entender que o momento exige.
IMPACTO: Por quais motivos optou em se lançar pelo Partido Novo?
Tiveron: Os motivos que me fizeram escolher o Partido Novo foram os seus princípios, que pregam um país mais justo, livre e próspero, porque combate os privilégios da classe política.
Então, o Partido Novo preza pela liberdade individual e respeito ao próximo, o livre mercado e o direito à propriedade. Um partido que luta por um Estado enxuto e eficiente à serviço das pessoas, combatendo a corrupção e os privilégios e trazendo as oportunidades ao alcance de todos. Consequentemente, tudo isso irá abranger uma melhor educação, saúde e segurança para os indivíduos que exercerem a sua liberdade de forma completa e legítima, em uma sociedade dinâmica que vai gerar benefícios para todos.
IMPACTO: Qual seu vínculo com a ADNAP? O que motivou a integrar esse grupo?
Tiveron: Sou membro associado da ADNAP e minha motivação a participar desta Associação surgiu aproximadamente há dois anos, quando começaram a ocorrer movimentos na cidade e região organizados pela ADNAP. O que me chamou a atenção foi a vontade de mudança, organização e a maneira independente de fazer política, por conta disso, hoje a ADNAP está presente em mais de 20 municípios da Nova Alta Paulista.
Ela uniu pessoas com o mesmo propósito em busca de melhora da vida comum do cidadão.
Então, o que me atraiu na ADNAP foi essa vontade de mudança para o bem do país, tornando-o mais justo, digno e sério – qualidades que levam o cidadão a conseguir o que ele almeja com o trabalho, esforço e dignidade, seja um emprego melhor ou o início de um novo negócio.
IMPACTO: Os nomes cogitados até o momento para serem pré-candidatos a prefeito estão se ligando a grupos ou partidos de Direita. Como avalia esta movimentação?
Tiveron: Essa movimentação ocorre porque Adamantina mostrou nas urnas para as duas últimas eleições federais que é uma cidade conservadora, tendo uma porcentagem alta de voto para a Direita. Enquanto outras cidades mostraram uma queda significativa nesta última eleição, Adamantina continuou com um dos maiores percentuais do país. Isso se dá pelo fato de sermos, a meu ver, uma sociedade conservadora nos costumes, religião, pátria e família.
IMPACTO: Qual sua avaliação do atual cenário político de Adamantina? E da Administração Municipal?
Tiveron: Entendo que a população adamantinense quer mudança no atual quadro político. Neste ano teremos mais grupos políticos se movimentando, por isso, acredito que teremos uma mudança significativa no Legislativo.
Para o Executivo, acredito que os grupos políticos que conseguirem se articular melhor vão chegar mais fortes para as convenções partidárias no meio do ano.
A atual Administração está terminando dois mandatos consecutivos, somando oito anos, é o tempo que a legislação eleitoral permite, sendo assim será natural a mudança.
A atual Administração tem seus acertos e erros, tendo uma boa avaliação de maneira geral, porém, sabemos que é necessário evoluir muito em alguns setores essenciais.
IMPACTO: Está conversando ou se articulando com outros grupos políticos da cidade?
Tiveron: O diálogo com outros grupos políticos da cidade é contínuo, porque é importante para qualquer coisa dar certo. A política é isso: é conversar, é se entender, colocando o bem comum da população adamantinense em primeiro lugar.
IMPACTO: O que espera do processo eleitoral deste ano?
Tiveron: Eu espero que todos os pré-candidatos a prefeito e pré-candidatos a vereadores entrem na política para fazer com que a cidade melhore. Espero que todos entrem para fazer uma administração justa, séria e honesta. Também desejo que eles vejam o que precisa ser corrigido, e que transformem os pontos negativos da cidade em pontos positivos.
Espero que todos reúnam-se em uma ação conjunta para a melhoria de Adamantina e da qualidade da vida de sua população, que os vereadores façam leis com essa intenção. Porque é desse jeito que a cidade vai progredir e se desenvolver.
Também espero que as pessoas iniciando na política estejam entrando com bons olhos, para ver o que elas podem fazer de melhor na vida delas e para que possam se doar, a fim de que a cidade se torne melhor para todos. Desejo que aqueles envolvidos na política entendam que estamos nessa posição para servir a população que paga impostos, que somos funcionários que trabalham para o bem e a melhoria da cidade e do povo.
É através desse olhar que enxergo o processo eleitoral. Quero um processo limpo, para que todos tenham consciência do seu papel e para que juntos, independente de quem forem os eleitos, façam o bem para a cidade, trabalhem para seu progresso e melhorem a qualidade de vida de cada cidadão.
IMPACTO: Qual sua mensagem final aos adamantinenses?
Tiveron: Hoje temos um eleitor mais informado: ele está muito ligado a política, quer saber qual a pretensão de cada candidato, seja pré-candidato a prefeito ou a vereador. E, depois da convenção em julho, quando for decidido quem de fato será o candidato a prefeito e a vereador, espero que esse eleitor vote em uma pessoa na qual identifique a vontade de fazer o bem para Adamantina e sua comunidade.
Também prezo muito para que pessoas que nunca participaram da política, dignas, honestas, trabalhadoras, que têm receio de participar de uma eleição porque tivemos muitos problemas no país, entendam que a política não é o problema, ela sempre funcionou. O problema são as pessoas que foram entrando na política, visando benefício próprio, e hoje temos um problema sério em decorrência disso.
Então, a minha consideração é que a população se torne mais consciente do processo eleitoral e que mais pessoas de bom caráter, com dignidade e honestidade, entrem para a política. Esse é o meio de nós mudarmos o cenário político da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso Brasil.