Ele sempre teve a ânsia de agregar valor e fazer a diferença por onde quer que passasse. Desde jovem, transformava as adversidades a partir de uma busca incessante de se especializar, aprender, reaprender, reconstruir a maneira de pensar, redescobrir a forma de fazer. Ou seja, queria fazer a diferença ao mesmo tempo que se mantinha no eixo dos valores e princípios adquiridos da família. Aos 64 anos, Nilton Geraldo Bettio se emociona ao recordar a trajetória que construiu e, hoje, repassa os ensinamentos aos filhos
por JOÃO VINÍCIUS FAUSTINO | fotos SANDRA RIGATO
Legado: uma palavra que pode remeter a designação, em vida, de algo para uma pessoa específica. Mas, ao falar de Nilton Geraldo Bettio, o termo ganha um significado mais profundo, de conexões e compromissos com algo maior, que vão além de objetivos individuais. À frente da Alvorada Construção, o empresário construiu um legado, se tornando referência para toda a região. Porém, ele é enfático: “mais do que uma grande obra ou um grande feito, o que realmente fica é quem realmente somos. E por isso que seremos sempre lembrados”.
Bettio, como carinhosamente é chamado por clientes, amigos e familiares, buscou fazer a diferença desde jovem. Natural da zona rural, onde vivia com os pais, ele desbravou o “mundo” ainda com 12 anos, quando saiu de casa para morar com a avó paterna. O objetivo era trabalhar e estudar.
Ao relatar a sua história, o adamantinense destaca que sempre se posicionou de forma diferente dos outros garotos de sua idade. Sem preguiça e com muita vontade de vencer na vida, logo encontrou o primeiro emprego, que seria a base para a trajetória que construiu.
Ele começou a trabalhar em uma farmácia da cidade, onde fazia entrega, arrumava estoque e conferia mercadorias. Como espírito equilibrado, além de ágil, logo conquistou novas responsabilidades. E, aos 18 anos, foi convidado para ser gerente de uma rede de farmácias em Bauru, onde permaneceu por cerca de um ano.
A ânsia de agregar valor à vida fez com que resolvesse voltar para Adamantina, já que não estava satisfeito com o novo emprego. Em 1979, Bettio passou a ser representante de medicamentos, mas isso não durou muito, pois o sogro Antonio Buzzeto o convidou para trabalhar no negócio que estava iniciando na época, o Depósito Alvorada.
UMA VIDA AO COMÉRCIO
Areia, bloco, tijolo e pedra. Desta forma inicia o empreendimento, que hoje comercializa mais de 15 mil itens. Porém, até chegar neste patamar, muitas lutas foram vencidas pelo empresário, que dedicou a vida ao comércio.
No início, após aceitar o convite do sogro, Bettio comprava, vendia e entregava os produtos juntamente com ele. Aos poucos, como ocorreu no período da farmácia, o adamantinense foi ganhando mais autonomia. E com uma visão empreendedora, sentiu também a necessidade de inserir novos produtos, dando uma nova formatação para a loja.
“Com os novos investimentos, tivemos que contratar mais pessoas, construir um barracão, pois o negócio estava dando certo e foi crescendo através de muito trabalho e dedicação”, relembra.
Em paralelo a profissional, Bettio também construía a sua vida pessoal. Em 1981, ele casou com Mair Bozzetto, filha mais nova de Sr. Antonio. E deste relacionamento nasceram a Janaina e o Lucas.
O ano de 1991 foi importante para a expansão do Depósito Alvorada, quando houve a construção de novo prédio. Com espaço maior, novos itens foram inseridos no mix de produtos, como pisos, louças, metais, gabinetes, além do material básico.
VISÃO EMPREENDEDORA
O espírito visionário sempre guiou o empresário. E mesmo longe dos grandes centros comerciais, ele buscava manter-se atualizado, participando de feiras do setor de construção civil, visitando fábricas e conhecendo outras lojas referências no segmento. Desta forma, foi agregando novos produtos e serviços ao Depósito Alvorada. “Além de formar um amplo portifólio de produtos, esta conexão permitiu a criação de muitas amizades, que também contribuíram para o meu crescimento profissional”, conta.
Em 2004, Bettio fez mais uma grande reforma, talvez a mais significativa: a loja praticamente dobrou o espaço físico. “Sempre trabalhei com muita alegria, entusiasmo e, acima de tudo, honestidade. Fazer o básico bem feito acredito ser a chave do sucesso”.
Além da visão empreendedora, o empresário que desde jovem é um apaixonado por vendas sempre contou com a parceria e o apoio da esposa. “Mair teve um papel fundamental nesta trajetória, me apoiando e incentivando nos negócios”.
E este respaldo fez com que no ano de 2013 a loja inovasse novamente ao começar a trabalhar com elétrica e iluminação decorativa. O novo investimento foi realizado a partir de pesquisas de mercado.
“Cada reforma, cada pequena ou grande conquista, cada desafio que alcancei, me deixaram grandes marcas. O trajeto bem feito, não desistir nas dificuldades e ter constância e disciplina me fizeram chegar ao sucesso”.
CONSTRUÇÃO DE UMA REDE
A conexão com outros empresários do setor abriu novas oportunidades para Bettio. Porém, ele sentia a necessidade de ir além, já que, mesmo com os contatos, realizava os negócios para o Depósito Alvorada de forma individual, o que não gerava condições favoráveis de compras.
Foi quando iniciou, ao lado de outros seis empresários da região, um grupo para o fortalecimento das empresas. Hoje, a Rede Construsete conta com 27 lojas associadas e “vem se fortalecendo cada vez mais”, pontua Bettio, que teve a visão considerada um “divisor de águas ao negócio”.
LAÇOS FAMILIARES
Além da fundação da Rede Construsete, o ano de 2010 foi marcado pelo início da parceria com os filhos Janaina e Lucas, que também passaram a trabalhar na loja. “Foi um momento importante para mim, já que toda a história que construí foi por eles. Temos orgulho em trabalhar todos juntos”.
Em 2015, a Janaina inseriu o setor de decoração e utilidades domésticas, o que trouxe um novo público para a Alvorada. “Somos uma empresa sólida, com 46 anos de mercado. E algo que carregamos conosco é a gratidão por todos os colaboradores que passaram e os que estão conosco até hoje, além, é claro, aos nossos clientes que sempre nos prestigiaram. Somos constantemente incomodados, no sentindo de crescimento e inovação, buscamos estar à frente trazendo os melhores produtos, marcas e preços. Hoje, avançamos cada vez mais com a tecnologia”, destaca Bettio.
E esta história não para por aí! Segundo o empresário, novos projetos estão sendo desenvolvimentos para o próximo ano. “Me sinto um homem de sorte, Deus sempre esteve presente em minha casa e nos meus negócios. A fé é o que nos move, é o que dá força para atravessar as dificuldades da vida”.
Ainda, de acordo com Bettio, três palavras o definem: fé, família e perseverança. “Com certeza minha família segue nossos valores e missão de vida. Minha esposa e eu sempre fomos unidos na fé, no amor e nos negócios, e nossos filhos sempre tiveram bons exemplos e hoje vejo eles fazendo o mesmo com suas famílias”.
Janaina é casada e tem uma filha, a Isadora (13 anos) e o Lucas tem dois filhos: José Lucas (12) e Bento (1).