Para alguns é modinha. Outros já consideram uma mania. E têm aqueles que se viciaram na prática. Fato é que o beach tennis, que traduzido do inglês significa tênis de praia, ganhou adeptos e, hoje, muda a rotina de muita gente na Nova Alta Paulista. Com pés na areia, a modalidade promove relacionamentos sociais e bem-estar para inúmeras pessoas que encontraram um novo estilo de vida com o esporte.
E calcular a quantidade de praticantes na região é tarefa impossível. Por todos os lados surgem quadras da modalidade, instaladas em condomínios, bairros ou clubes.
Criado na Itália e visto no litoral do Brasil a partir de 2008, o beach tennis é uma espécie de versão competitiva do frescobol, além de trazer o espírito esportivo em que todos participam e saem felizes. Outros associam ao tênis convencional, já que tem contagem parecida, por pontos, games e sets. A questão é que a modalidade se consolidou no pós-pandemia, atraindo homens e mulheres de idades diferentes, não são só permitidas como encorajadas.
E elas ganham cada vez mais espaço!
OS BENEFÍCIOS
Ana Carolina Natera Passoni pratica a modalidade há cerca de dois anos. Nutróloga e especialista em metabologia do esporte, ela destaca os benefícios da categoria, como ganho de massa magra.
Porém, os efeitos vão além! Melhora do sono, redução do estresse, maior sensação de felicidade, maior disponibilidade para encontrar amigos e até melhora na vida sexual. Se você pretende começar a jogar, saiba que pode experimentar algum ou todos esses efeitos. “O beach agrega duas coisas muito importantes: esporte e sociabilidade. É uma modalidade para todos, e nós, mulheres, conseguimos agregar ainda toda a família, desde crianças e até os mais velhos”, destaca a médica.
Outro ponto é a melhoria do condicionamento físico. “Este esporte traz benefícios para todo o corpo ao mesmo tempo que socializamos”.
A SOCIALIZAÇÃO
E o ambiente de socialização também é destacado pela arquiteta Patrícia Harume Janegitz, que ainda é professora de beach tennis. Ela começou a jogar em 2021, oriunda do tênis. E, desde então, não parou mais! E, recentemente, compartilha os conhecimentos durante as aulas.
“O pé em contato com areia, a sensação de felicidade ao acertar uma jogada, o prazer em encontrar os amigos são algumas das características que me atraem neste esporte. E como venho do tênis, tive mais facilidade na adaptação e, com isso, comecei a receber convites para dar aula. Hoje, ensino técnicas para a prática correta do beach”, pontua.
Além dela, o marido, o também arquiteto Thiago Valério, é adepto da modalidade. “É um ambiente para todos. Por exemplo, dou aula para crianças a partir dos cinco anos até mais de 60, não há restrições”, disse Patrícia. “Baste ter a raquete, a bola, a areia e, é claro, disposição!”, complementa.
E quem tem muita disposição é advogada Raquel Nascimento. Ela pratica diariamente o beach, participando de competições por Adamantina e toda a região. “Como tenho uma rotina exaustiva, encontro neste esporte o momento que posso me desligar e recuperar o meu estado de espírito”.
Ela também destaca o ambiente familiar da modalidade. “Os outros esportes são mais formais, o beach tennis tem a brincadeira dentro de quadra, mas tem a rixa, a música rolando, a gente passa um dia gostoso aqui, de confraternização. E, depois dos jogos, permanecemos socializando, se torna realmente uma família”, enfatiza Raquel.
DO BRINCAR AO EMPREENDER
O crescimento do esporte ainda vira oportunidade de negócio.
Em 2021, os empresários Willian e Bruna Maia montaram uma quadra com a intenção de apenas brincar com os amigos, esporadicamente. No final de 2022, a brincadeira ficou mais ativa e o fluxo mais intenso. “As pessoas começaram a nos procurar e perguntavam: ‘vai ter beach hoje?’, ‘vocês estão alugando a quadra?’, ‘posso levar um amigo?’. E o que era uma brincadeira de quatro, oito conhecidos, de repente, se tornaram 20 em apenas uma quadra”, conta Bruna.
Enxergando a oportunidade, os empresários inauguraram, em julho deste ano, outros três espaços, formando a Arena WL, em Lucélia. “Graças ao volume de praticante, vamos inaugurar mais duas quadras, além de realizar outros torneios abertos para atletas profissionais e amadores de nossa região”.
Para ela, o beach tennis é uma prática esportiva prazerosa, começando pela simplicidade dos pés na areia e contato direto com a natureza. “Não me considero uma atleta e, sim, uma praticante dessa modalidade esportiva, pois, vivo numa rotina de multitarefas, então tenho a categoria como meu lazer esportivo, o que me agrega muitos benefícios, como qualidade de vida, conexão com pessoas, saúde e bem-estar”, conclui Bruna.