
O faturamento do Turismo cresceu no mês de janeiro. O setor atingiu R$ 17,3 bilhões, resultado 2,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado no país. Os números são do levantamento mensal do Conselho de Turismo da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O resultado demonstra a importância do setor para economia. E Adamantina ressalta a representatividade econômica deste segmento com o fomento de iniciativas que promovam o desenvolvimento do Turismo local.
Para isso, o poder público conta com um importante aliado: o Conselho Municipal de Turismo. Composto por representantes dos setores público, empresarial e acadêmico, além da sociedade civil, o grupo atua como um elo para garantir que as estratégias turísticas sejam bem planejadas e executadas.
Outro ponto de articulação do Conselho, conforme o novo presidente, o servidor público Gustavo Andrade, é o suporte para auxílio, manutenção, desenvolvimento e aplicações dos recursos recebidos pelo programa MIT (Município de Interesse Turístico), o qual a cidade faz parte. “O Conselho busca também contribuir para a preservação do patrimônio cultural e natural da cidade, promovendo o turismo sustentável”, ressalta.
Desde 19 de março, o grupo conta com novos membros, visando estreitar as ações que impulsionam o desenvolvimento do Turismo local. “Aceitei o convite porque acredito no potencial de Adamantina como destino turístico. Sendo cidadão desta maravilhosa cidade, atuo sempre contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico local e para a qualidade de vida dos moradores”, enfatiza Andrade.
E, para isso, o Conselho elabora planos de longo prazo, realiza estudos através de debates e reuniões para atender as demandas de diversos setores, estabelece parcerias com empresas e instituições para o fortalecimento do segmento e incentiva a participação da comunidade na promoção do Turismo.
“O Conselho do Turismo tem um papel fundamental na construção de um futuro próspero para Adamantina. Juntos, podemos transformar nossa cidade em um destino mais acolhedor e vibrante para visitantes e moradores”, complementa Andrade.