Uma das maiores discussões do consumidor de cerveja, além dos rótulos é de qual embalagem é a melhor escolha. Muitos dizem que o sabor da cerveja de garrafa é imbatível, mas outros dizem que nada se compara ao gás da cerveja de latinha, mas afinal, o que faz a cerveja ser boa?
A cerveja é um produto perecível onde parte de sua qualidade depende diretamente do seu armazenamento (não estamos falando somente da gondola do mercado, mercearia ou conveniência, mas também o armazenamento em casa), pois seus componentes são sensíveis a mudanças de ambiente.
Os maiores inimigos da cerveja são: luz, calor e oxigênio, então para termos uma cerveja de qualidade precisamos evitar ao máximo esses componentes.
Em relação a luz a lata tem vantagem, pois o alumínio (material da lata) impede qualquer passagem de luz do ambiente para a cerveja. Cervejas com excesso de exposição a luz possuem um defeito chamado “light struck” que apresentam sabor e aroma não agráveis ao paladar devida a degradação dos componentes do lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja. As garrafas na cor âmbar possuem menos chance de apresentarem esses defeitos, nos casos das garrafas de cor verde e transparente o risco é muito alto, por isso, no armazenamento, evitar ao máximo a exposição de luz.
No oxigênio, quem tem maior vantagem também é a lata, já que é hermeticamente fechada, impedindo qualquer troca gasosa com o ambiente. Nas garrafas, apesar do vidro impedir a troca gasosa, se o vedante plástico da tampa não for de boa qualidade ou o arrolhamento não for eficiente ocorre a troca de gases do ambiente com a cerveja dando aquele aspecto de “choca”, no caso, sem gás e o gosto de “meia suja”.
Quando falamos de calor ou temperatura, temos um meio termo, a garrafa leva vantagem no item “estabilidade da temperatura”, como o vidro é um baixo condutor térmico, a cerveja fica gelada por mais tempo. Mas se caso você precisar que a cerveja fique gelada mais rápida, a lata leva vantagem, pois o alumínio possui baixa condutividade térmica, por esse motivo, ela gela mais rápido.
Apesar de cada material apresentar uma vantagem ou desvantagem, o que vale é armazenar a cerveja de forma correta. Evitar locais com pouca estabilidade de temperatura ou muito quentes, luz tanto natural quanto artificial e sempre armazenar e gelar a cerveja com a embalagem em pé (nunca deitada). Depois de todas essas dicas, já escolheu qual vai ser a próxima pedida?
Renata Esteves Francisco Bachega
Engenheira de Alimentos
Sommelière de Cervejas