
Adamantina foi contemplada com o Centro Dia, que funcionará na Clínica PAI Nosso Lar. A unidade atende as pessoas idosas e aquelas que apresentam algum grau de dependência de cuidado.
O objetivo do espaço é acolher, proteger e, ainda, possibilitar um espaço de convivência a idosos que são semidependentes e que as famílias não possuem condições para cuidar deles durante todo o dia ou parte dele.
“Nós fizemos um pedido ao Governo do Estado de São Paulo com o apoio do deputado federal Gilberto Nascimento, bem como do seu filho, Gilberto Nascimento Junior, e conquistamos”, afirma o prefeito Marcio Cardim.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Andreia Regina Ribeiro, o serviço oferecido visa possibilitar que os idosos possibilitem um ambiente de inclusão social, de autonomia e de melhor qualidade de vida.
“Agora, estamos fazendo todas as tratativas junto a Drads [Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social] de Dracena para inclusão de toda a documentação para que em breve este espaço seja disponibilizado para os nossos idosos”, afirma a secretária.
No espaço, conforme o Guia de Orientações Técnicas do Centro Dia do Idoso, o público-alvo atendido são idosos que tenham 60 anos ou mais e que estejam em risco de vulnerabilidade ou risco social e que necessitem de auxílio de pessoas ou de equipamentos para a execução de atividades diárias.
Para serem atendidos no Centro Dia, é fundamental que os familiares que são responsáveis pelo idoso estejam trabalhando e/ou estudando e, devido a isso, não podem cuidar do idoso.