
O projeto de lei do deputado estadual Mauro Bragato que visa a estadualização da rodovia Plácido Rocha, que liga a SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) até o rio Aguapeí (Feio), em Adamantina, avança na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
O trecho de aproximadamente 26 km foi transferido ao Município nos últimos dias da primeira gestão de Ivo Santos, em dezembro de 1996. De lá para cá, a Prefeitura sofre para manter a manutenção da vicinal em dia, muito utilizada por caminhões de grande porte.
Desde o início do mandato, o prefeito Márcio Cardim busca a estadualização da vicinal. Primeiro, o Chefe de Executivo conquistou a recuperação da via, sendo investidos R$ 18,7 milhões na benfeitoria.
E, agora, a partir do deputado Mauro Bragato, um projeto de lei tramita na Alesp, sendo aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação no último dia 6 de junho. “A ideia, portanto, é transferir a responsabilidade pela manutenção e melhoria dessas vias ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem)”, publicou o parlamentar.
Além da Plácido Rocha, trechos de outras 12 vias do Oeste paulista também tiveram os projetos de estadualização aprovados pela Comissão. “Em relação a nossa vicinal, é um primeiro e importante passo para que possamos devolver ao Estado a responsabilidade da manutenção de todo o trecho que corta o nosso Município, garantindo condições de trafegabilidade aos usuários”, pontuou Cardim.