
Dois levantamentos, divulgados na última semana, destacaram municípios da microrregião em âmbito nacional. Enquanto Adamantina foi apontada como a 5ª melhor para morar no país, Rinópolis recebeu o prêmio de melhor gestão entre as cidades com menos de 30 mil habitantes.
ADAMANTINA
Adamantina está entre os cinco melhores municípios do Brasil para se morar. É o que aponta levantamento realizado pela Gazeta do Povo. Segundo a pesquisa, foram incluídas 10 categorias diferentes e utilizadas um total de 21 indicadores em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana.
“Embora nunca tenha havido tantas estatísticas disponíveis quanto hoje, elas acabam sendo enganosas quando olhadas de forma isolada. Por exemplo: uma cidade pode ser segura, mas não ter hospitais. Ou talvez ela seja segura e tenha hospitais, mas esteja estagnada economicamente. E mesmo a cidade segura, com hospitais e uma economia forte pode sofrer com uma péssima educação, ou com a ausência de bibliotecas, ou ainda com a falta de um sistema de esgoto”, explica o levantamento.
Por isso, a Gazeta do Povo compilou uma ampla base de dados, com base em levantamentos oficiais, para identificar a melhor cidade para morar no Brasil.
A pesquisa fez uma comparação direta entre os 5.570 municípios brasileiros. E Adamantina conquistou a 5ª posição. Se considerar apenas o estado de São Paulo, a cidade está na terceira colocação, atrás apenas de São Caetano do Sul e Jundiaí.
RINÓPOLIS
Já Rinópolis recebeu o Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 no pilar ‘Governança, Eficiência Fiscal e Transparência’.
Segundo a organizadora da premiação, a categoria envolve a capacidade de governar a cidade, alinhada à eficiente arrecadação e administração dos recursos municipais, além do acesso simples e claro de todas as informações relativas aos gastos e investimentos públicos.
E Rinópolis recebeu o prêmio de melhor gestão entre os municípios com menos de 30 mil habitantes, tanto em âmbito estadual como nacional. O prêmio foi recebido pelo prefeito José Ferreira de Oliveira Neto na segunda-feira (1º), em Brasília (DF).