15.7 C
Adamantina
terça-feira, 24 junho, 2025

Psiquiatria nutricional: Fabiana Golfeto explica os efeitos da alimentação na saúde mental

Foto: Divulgação

A nossa alimentação afeta, direta ou indiretamente, o funcionamento do cérebro. Desta forma, o que comemos também interfere em nossa saúde mental.

Alguns estudos sugerem que deficiências de certos nutrientes, como ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B e minerais como zinco e magnésio, podem estar relacionadas ao desenvolvimento de condições psiquiátricas, como depressão e ansiedade.

- Publicidade -

Por isso, a psiquiatria nutricional se dedica em compreender como os alimentos podem ser úteis para o controle e cura de doenças, como compulsão alimentar e ansiedade.

“O papel de um nutricionista é fundamental no diagnóstico e no tratamento, principalmente na educação e reeducação alimentar, podendo, assim, adquirir o restabelecimento da saúde desses pacientes que sofrem com transtornos alimentares, suas vertentes e na distorção da autoimagem”, explica a nutricionista Fabiana Golfeto.

A especialista cita, como exemplo, um estudo AMMEND, publicado em 2022, que mostrou a eficácia das intervenções nutricionais no tratamento da depressão e melhoria da qualidade de vida de homens jovens. “As evidências acumulam-se e nutrientes adequados podem apoiar a neuroplasticidade, combater a neuroinflamação e o estresse oxidativo cerebral, suportar a síntese de neurotransmissores”.

Outras pesquisas também indicam que uma melhor qualidade da dieta estaria associada a uma menor probabilidade de transtornos depressivos e de ansiedade e com menos sintomas psicológicos.

“Algumas causas comuns da compulsão alimentar incluem as dietas realizadas de forma incorreta, o estresse, problemas com imagem corporal e dificuldades emocionais”, exemplifica a nutricionista. “Por isso, é essencial o cuidado na alimentação para tratar e prevenir distúrbios de saúde mental”, complementa.

SERVIÇO

A clínica de Fabiana Golfeto fica na alameda Fernão Dias, 154. Telefone: (18) 99719-8876. Instagram: @fabiana_golfeto.

Publicidade