
O HAC (Hospital Amaral Carvalho) promoveu, na sexta-feira (5), o 7º Encontro de Capacitação das Ligas de Voluntariado. O evento, que foi realizado nas instalações da Faculdade de Medicina Unoeste, Campus em Jaú, teve como objetivo aprimorar a assistência biopsicossocial oferecida aos pacientes nas suas cidades de origem.
Atualmente, mais de 100 ligas e associações de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, compostas por voluntários dedicados, prestam apoio essencial aos pacientes do HAC. Essas organizações desempenham um papel fundamental ao proporcionar suporte emocional, social e muitas vezes, material para aqueles que enfrentam a luta contra o câncer.
A Rede de Combate ao Câncer de Adamantina, que há 50 anos atua na causa, participou com toda a diretoria. A presidente Márcia Spanghero destaca a importância do encontro, que abordou “temas variados que proporciona uma reciclagem a todos que participam, fazendo com que levemos todo o conhecimento adquirido às nossas voluntárias e voluntários para um melhor atendimento ao nosso paciente”.
Os encontros também são uma oportunidade de troca de experiências com outras ligas para fortalecer e permitir que a Rede de Adamantina continue a missão em apoio aos pacientes do Hospital Amaral Carvalho.
Na oportunidade foi realizada visita a Casa de Apoio ao Paciente, mantida pela Prefeitura e a Rede de Combate ao Câncer de Adamantina. A Casa oferece sete leitos masculinos e seis femininos. “Acolhe o paciente e um acompanhante, oferecendo estadia e alimentação durante o período que ele passa em Jaú para o tratamento”, explica Márcia.
