A Policia Militar de Adamantina deu início na última terça-feira (24) à Programação para as Eleições Municipais por meio do reforço policial aos cartórios eleitorais.
O IMPACTO conversou com o capitão PM Eder Bressan comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar em Adamantina, que explicou como será a atuação da PM no dia 6 de outubro, dia do pleito eleitoral, e nos dias que antecedem a votação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na terça (24), o Cartório Eleitoral de Adamantina deu início à preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas este ano. Sendo assim, após a realização de reuniões entre a polícia, os diretores dos cartórios eleitorais e juízes eleitorais, foi iniciado o reforço de policiamento nos cartórios eleitorais.
De acordo com Bressan, o efetivo policial será reforçado durante este período. Ele explica que foram suspensas as férias e folgas, especificamente no próximo final de semana, com objetivo de reunir o maior número de profissionais para garantir a segurança e ordem no dia 6 de outubro.
“Vamos começar um policiamento direto no dia 5 com escolta das urnas para as escolas, ou seja, do cartório eleitoral para os locais de votação onde serão instaladas as urnas”, explicou.
O reforço policial passa acontecer de forma maciça a partir do dia 5, vésperas da votação, com equipes direcionadas, tanto à escolta das urnas, visando sua proteção, como à prevenção de crimes eleitorais.
“Iremos reforçar o policiamento com equipes direcionadas tão somente para questões de prevenção e repressão de crimes que ocorram no sentido de crimes eleitorais. Além das viaturas que rotineiramente já atendem a demanda 190 e solicitação da população, teremos equipes atuando diretamente nas questões de garantia à ordem do período eleitoral”, enfatizou o comandante.
Ele explica que serão empenhadas viaturas quatro rodas, viaturas de RPM com motocicletas e equipes de Forca Tática.
No dia 6 de outubro, a partir das 6h todas os locais de votação terão policiamento fixo.
“Iremos receber o apoio do efetivo de outras unidades. O Batalhão de Dracena, a sede, vai mandar apoio pra gente, e policiais militares que atuam em outras funções como policiamento ambiental, policiamento rodoviário, também estarão encaminhando apoio para nós. Para podermos fazer um policiamento bem consistente e trabalhar de forma preventiva garantindo toda segurança para que as eleições transcorram da forma mais ordeira e organizada possível”, ressalta.
O comandante finaliza reforçando que a Policia Militar estará atenta e irá trabalhar diretamente para evitar que ocorram crimes de boca de urna.