A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo reabrirá para visitação os três Parques Estaduais (PEs) localizados no Oeste Paulista, a partir de segunda-feira (30). Os locais estavam fechados desde o dia 1º de setembro, devido ao alto risco de incêndios florestais ocasionados pelo período crítico de estiagem.
A decisão foi tomada baseada nas condições climáticas previstas para os próximos dias e no grau de risco de incêndios florestais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As equipes da Fundação Florestal seguem dedicadas ao monitoramento, combate aos focos de incêndio e à sensibilização das comunidades do entorno. Em caso de aumento no risco ou ocorrências de incêndio, as Unidades de Conservação poderão ser fechadas novamente para garantir a segurança dos visitantes”, destaca Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal, que administra os parques.
Das 80 unidades de conservação que foram fechadas na região metropolitana e interior do Estado no início de setembro, 69 reabrirão.As demais permanecerão previamente fechadas até o dia 12 de outubro, visto que estão localizadas em áreas sem chuva e com focos de incêndios no entorno.
Os parques presentes no Oeste Paulista voltarão a receber visitantes, mas com exceção de algumas trilhas nos locais. Confira:
- PE Aguapeí, localizado em São João do Pau d’Alho (SP), Monte Castelo (SP) e Junqueirópolis (SP), exceto Trilha dos Angicos;
- PE Morro do Diabo, localizado em Teodoro Sampaio (SP), exceto Trilha do Paranapanema;
- PE Rio do Peixe, localizado em Ouro Verde (SP), Dracena (SP), Presidente Venceslau (SP) e Piquerobi (SP), exceto Trilha da Capivara e Trilha da Casa Amarela – Estrada da Capivara.