15.9 C
Adamantina
terça-feira, 19 agosto, 2025

Com aumento de atendimentos durante Setembro Amarelo, CVV convida população para o voluntariado

Com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha Setembro Amarelo deste ano, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização da Vida (CVV) já foi iniciada em todo país.

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

- Publicidade -

Em Adamantina, o Posto do CVV completou cinco anos de implantação este ano e atualmente atende todos os dias em uma faixa de horário de quatro horas, “normalmente realizamos de 400 a 500 atendimentos por mês, sendo que nesta época chega a dobrar o número de atendimentos”, informou Sandra Kokura, voluntária do CVV de Adamantina.

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio | Foto: Reprodução

Segundo ela, o grupo tem nove membros que realizam o atendimento em rede. No entanto, o número é pequeno para suprir toda demanda, havendo assim necessidade de mais membros.

Para se tornar voluntário do CVV é necessário ter mais de 18 anos, participar de um curso preparatório gratuito e fazer um treinamento para os atendimentos. Após este processo preparatório, os membros realizam trabalhos de apoio emocional e prevenção do suicídio através de contatos telefônicos, atendimento remoto, chat e e-mail.

“A campanha Setembro Amarelo, no CVV, traz reflexão sobre a importância da conscientização e prevenção do suicídio. A importância de falar de nossos sentimentos, emoções, cuidar da saúde mental, falar do suicídio de forma responsável é um passo para criar ambientes de apoio e acolhimento”, finaliza Sandra.

O CVV é uma organização filantrópica, fundada em São Paulo em 1962, que presta um serviço gratuito e voluntário. O atendimento é realizado 24 horas por dia, pelo telefone 188.

Publicidade