A equipe de basquete composta por alunos da Escola Champagnat de Adamantina conquistou medalha de bronze durante sua participação na Olimpíada Marista Brasil (OMB), que aconteceu em Brasília (DF), de 12 a 15 de outubro.
A conquista foi de suma importância para os estudantes, visto que eles competiram com equipes já renomadas nesta modalidade esportiva.
O time é formado por Gustavo Luz, Kauã Parra, Luca Fugita, Luís Henrique Olivete, Mateus Marins, Mateus Neubauer, Pedro Afonso, Sérgio e Vicenzo.
A prática de basquete se iniciou durante as aulas regulares de Educação Física da escola quando o professor observou o rendimento de alguns estudantes nesta modalidade, e, somado ao desejo de buscarem treinamentos para possíveis participação em competições externas, iniciaram o diálogo com a coordenação e direção da unidade para viabilizarem tal proposta.

Em menos de três meses de treinamentos os alunos participaram dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP, obtendo o título de campeão sub-regional pertencente à Inspetoria de Adamantina e vice-campeão regional pertencente à Diretoria Regional de Presidente Prudente.
Durante a trajetória na primeira fase da OMB, a equipe adamantinense venceu unidades escolares de grande porte como Ribeirão Preto, Brasília e Espírito Santo do Pinhal (SP). Já nas semifinais fora derrotada pela atual campeã, equipe do Colégio Arquidiocesano de São Paulo, com isso, obtendo o 3º lugar na categoria – medalha de bronze da série ouro.
Segundo os estudantes, a experiência foi enriquecedora e importante para que continuem os treinamentos e assim incentivem mais alunos a praticar o basquete.
Segundo o docente treinador, Eduardo Lambari, “o planejamento é dar continuidade aos treinamentos porque o reflexo dos resultados foi muito positivo, pois, despertou o interesse nos alunos mais novos, já obtendo uma estimativa de quase 20 alunos interessados em iniciar os treinamentos da modalidade de Basquete na escola”, frisa ele.