Uma intensa agenda cultural marca o mês de novembro, em Adamantina. Idealizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, a programação contará com feiras, passeio ciclístico, shows, além de diversas atrações para celebrar a Semana da Consciência Negra.
Conforme o secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei, a agenda segue os princípios da pasta, que é destacar e valorizar os artistas, fazedores de cultura, as raízes e os pontos turísticos da cidade. “Adamantina é referência cultural no Estado. E a programação de novembro reforça o nosso compromisso em proporcionar atrações diversas e que promovam a informação, a conscientização e a valorização da cultura local”, destaca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AGENDA
A agenda cultural tem início nesta segunda-feira (4), com exibição de filmes do Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som). Também haverá exibições nos dias 11, 19 e 27, no Anfiteatro Fernando Paloni. Consultar horários, filmes e retiradas de ingressos na Biblioteca Pública Jurema Citeli
Nesta quarta-feira (6), às 13h30, o Museu e Arquivo Histórico recebe oficina de enquadramento e composição fotográfica para iniciantes. Inscrições também na Biblioteca.
No sábado (9), a programação será intensa na Praça Élio Michelloni. Às 15h tem início mais uma edição da Feira Afro Indígena, que ressalta raízes étnicas e culturais com culinária típica, artesanato e muita musicalidade. E, às 19h30, ocorre o acender das luzes natalinas, com show do Trio Violada.
No próximo dia 14, quinta-feira, o baterista Renato Belloni realiza a oficina de baterias e percussão ‘Ritmos Latinos’, como contrapartida da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura. O encontro ocorrerá às 14h, no Anfiteatro Fernando Paloni.
Já no feriado da Proclamação da República, no dia 15, uma sexta-feira, a Secretaria de Cultura e Turismo organiza mais uma edição do Rock na Praça com homenagem ao Rock in Rio, um dos principais festivais de música do país.
Como nas edições anteriores, haverá apresentações no palco principal e em duas tendas, com programação alternativa. E as atrações já confirmadas são: Banda Tokaya, Orquestra de Baterias, Banda Drop Rock e Banda Blue Note Acoustic Rock. Também haverá edição especial da Feira Afro Indígena.
No dia 16, sábado, a Feira Camaleão reúne artes, gastronomia e muita música, no Parque Caldeira. A programação, realizada das 15h às 22h, contará com apresentações da Falha no Erro, Tio Will e Fuzzhead.
Outra atração que será novamente realizada é o Passeio Ciclístico Rota da Cachoeira em parceria com os grupos Saia no Pedal e Sem Rumo. O encontro, no dia 17 (domingo), terá saída e retorno no Pesqueiro Tucuruvi, onde também haverá almoço (por adesão) com a banda Aero Vinil.
Também, no dia 17h, mas às 16h, o Anfiteatro Fernando Paloni exibe o documentário ‘A quarta hora – mandrágoras experimental’, por Ricardo Marchini, como contrapartida da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.
Nos dias 26 e 28 ocorrem apresentações do Projeto Guri. A apresentação pedagógica será no Anfiteatro Fernando Paloni, das 9h às 11h e das 13h30 às 17h30 (terça-feira), e a artística ocorre às 19h, na Praça Élio Micheloni (quinta-feira).
E no dia 1º de dezembro haverá mais uma edição do ‘Domingo no Parque’. A programação cultural e esportiva ocorre no Parque dos Pioneiros.
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Novamente, Adamantina contará com intensa programação na Semana da Consciência Negra, instituída pela Lei Municipal 4.104/2021.
A abertura será no dia 15, feriado, às 11h, na Chácara Santa Lourdes, com o almoço ConfraBlack (por adesão), com DJ Marcilio.
No sábado, dia 16, às 20h, na Casa Afro, haverá o vernisage e exposição ‘Dos trilhos prá cá’, por Estela Mendes, lançamento do livro ‘Versos inquietos e poesias marginais’, por Thiago Rafael, e encerramento anual do programa de Letramento Racial.
No dia 17, às 16h, o Anfiteatro Fernando Paloni recebe a exibição do documentário ‘Essências da resiliência: vidas e histórias de mulheres pretas e pardas de Adamantina’, por Júlio Cesar Regazoli Ferraresco, e o lançamento do ensaio fotográfico ‘Celebrando a beleza negra: um retrato de mulher’, por Márcio Sichieri.
Também no Anfiteatro Fernando Paloni, a segunda-feira, dia 18, às 20h, contará com o teatro ‘O escuro oculto’, por Fábio Santos. No dia 19, às 19h, a Casa Afro recebe oficina e apresentação de Samba de Roda e Rei Roubado, por Angoleiros do Sertão e Contramestre Molejo.
E em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Anfiteatro Fernando Paloni recebe, às 19h, o teatro ‘O escuro oculto’ e o desfile Concurso Cultural Herança e Identidade – Moção Honrosa.