Com o tema Empreendedorismo Rural, o curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina realiza a 7ª Semana de Ciências Agrárias nos dias 5, 6 e 9 de novembro. As duas noites irão ocorrer no Auditório Miguel Reale, Câmpus II. Já no sábado, 9, o evento será realizado na Queijaria Monte Alegre.
Dia 5, às 19h30, a abertura será realizada no auditório, em seguida haverá a apresentação das palestras “Ideias empreendedoras em ação: Das tendências à inovação”, a ser proferida por Juliana Vioto, analista de negócios e especialista em pequenos negócios do SEBRAE, e “Você dono do negócio rural: o que preciso saber?”, a ser proferida por Guilherme Aparecido Soares da Silva, doutorando em Desenvolvimento Regional e consultor de negócios do Sebrae.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 6, o evento contará com as palestras “Rota dos Cafés de São Paulo: do Solo à Xícara”, a ser ministrada por Edson Frasson Teixeira, sócio-proprietário da Treviolo Café e Cafeicultura Eldorado, seguida de “A Mútua como apoio e alavanca para os novos profissionais”, pelo engenheiro Renato Arcanjo de Castro, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP). O encerramento terá como tema “Fruticultura como Oportunidade de Empreendedorismo Rural”, a ser abordado por Antonio Angelo Vendicto Tiveron, engenheiro agrônomo e produtor rural.
Sábado, 9, às 8h, a semana acadêmica irá ocorrer na Queijaria Monte Alegre, em Adamantina, com café da manhã (vagas limitadas). Na sequência, haverá a apresentação da palestra “Agregação de Valor no Leite e Turismo Rural: Caminhos para o Empreendedorismo no Campo”, com a médica veterinária e sócia-proprietária da queijaria, Francieli Simionato Silveira. O encerramento está previsto com uma visita guiada ao Sítio Estrada 14 com o tema “Turismo Rural”, também coordenado pela proprietária do local.
De acordo com o coordenador do curso de Agronomia, Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, o tema do evento acadêmico foi escolhido para mostrar aos alunos do curso que há muitas possibilidades de empreender na área, criando mais uma opção após a graduação. “Para isso, a programação da semana acadêmica conta com a apresentação do Sebrae que abordará os diversos aspectos de um empreendedor rural, desde os setores mais dinâmicos e promissores, como os aspectos e trâmites legais para formalização e registro de uma empresa, análise de mercado, linhas de crédito, entre outras”, afirma.
O CREA/SP mostrará aos futuros engenheiros agrônomos de que forma podem se beneficiar da Mútua em seu empreendimento. Também fará parte do evento, a apresentação de alguns cases de sucesso, falando de suas experiências e desafios como empreendedores.
“Esperamos que a semana acadêmica desperte nos futuros profissionais o espírito empreendedor e que tenhamos novas empresas rurais comandadas por nossos engenheiros agrônomos”, finaliza Cavichioli.
A semana acadêmica de Agronomia conta com o apoio da Atlética do curso, Sebrae, CREA-SP, Mútua, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista (AEAANAP) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea-SP).
Colaborou: Prof. Dr. José Carlos Cavichioli