Mais de 1 milhão de estudantes do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) terão um novo modelo de aulas a partir de 2025. Além de mais aulas de matemática e língua portuguesa, a partir do ano que vem todas as aulas terão 50 minutos de duração, cinco minutos a mais do que atualmente.
Com as mudanças, os alunos da 3ª série terão um aumento de 78% do tempo das aulas de língua portuguesa e de 33% de matemática. Não há mudanças nos itinerários formativos cursados pelos alunos a partir da 2ª série do Ensino Médio. Os itinerários seguem com três opções de áreas de aprimoramento: duas acadêmicas, exatas e humanas, e a técnica profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O secretário da Educação, Renato Feder, afirma que as mudanças impactarão a qualidade do ensino oferecido aos estudantes da rede e o dia a dia dos professores. “Para o professor e para o aluno, uma aula de 50 minutos tem muito mais qualidade, porque o professor sempre tem que investir um tempo na chamada, em organizar a turma, em abrir os cadernos. Então, esse tempo faz muita diferença, principalmente na aprendizagem do aluno”, reforça.
A mudança que garante a ampliação do tempo de cada aula ministrada para 50 minutos também impacta os anos finais do Ensino Fundamental. A Seduc-SP também definiu o calendário do próximo ano. Em 2025, as aulas do primeiro semestre terão início em 3 de fevereiro.