O envelhecimento da população brasileira é uma realidade. Quadros de saúde inerentes à essa faixa etária tornam-se frequentes como a sarcopenia.
A sarcopenia é uma condição caracterizada pela perda de massa muscular e força. Esse processo de perda muscular está ligado ao envelhecimento e pode começar a partir dos 30 anos, mas se torna mais prevalente e impactante a partir dos 60, com efeitos visíveis na mobilidade, no equilíbrio e na qualidade de vida.
A sarcopenia ocorre por fatores como redução dos níveis hormonais (testosterona, hormônio do crescimento), sedentarismo e falta de exercícios de resistência, dieta inadequada, especialmente com baixa ingestão de proteínas, processos inflamatórios crônicos e estresse oxidativo e envelhecimento natural das células musculares.
Os sintomas da sarcopenia são: perda de força, diminuição da resistência física, perda de massa muscular (especialmente nos braços e pernas), dificuldade para realizar atividades diárias.
A sarcopenia pode ser diagnosticada com a avaliação clínica dos sintomas, exames de composição corporal como DEXA (densitometria), testes de força muscular e análise de desempenho físico.
O tratamento inclui: exercícios de resistência e força, que ajudam a estimular o crescimento muscular, alimentação rica em proteínas e nutrientes essenciais (vitamina D) e suplementação, se necessário, sob orientação médica e manter-se ativo em atividades que melhorem o equilíbrio e a flexibilidade. A prevenção da sarcopenia é essencial para preservar a qualidade de vida e a independência dos idosos, destacando a importância de práticas saudáveis desde a juventude e em todas as fases da vida.
O geriatra, em sua prática clínica, está habilitado a diagnosticar e tratar a sarcopenia. No consultório, podem ser aplicados testes que rastreiam dificuldades físicas devidas à perda de massa e de força muscular, além de testes simples de averiguação de força e desempenho musculares.
A atuação de equipe multidisciplinar (educadores físicos e fisioterapeutas) é essencial na prevenção e tratamento da sarcopenia.
Doutor Alessandro Ferrari Jacinto
Geriatra
CRM/SP 94640 | RQE 19904