20 C
Adamantina
sábado, 19 abril, 2025

Para além da música: documentário reúne história e vivências da Banda Marcial de Adamantina

Foto: Rec Filmagens

Uma iniciativa realizada com recursos de uma lei de incentivo à cultura tem sua entrega pública neste sábado (14) em Adamantina, com a exibição do documentário “Bamad: Para além da música”. O conteúdo foi produzido pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.

Com todas as qualificações atendidas, o município de Adamantina foi contemplado e aderiu á Lei Paulo Gustavo, permitindo incentivar ações locais por meio de edital público aberto aos fazedores de cultura, ano passado. Ao longo de 2024 foram diversas entregas das produções geradas pela lei de incentivo, que fomentaram o cenário cultural na cidade.

- Publicidade -

Um dos contemplados no edital público foi o jornalista Acácio Rocha, que produziu o documentário sobre a Banda Marcial de Adamantina (Bamad), hoje o programa de política pública de cultural mais longevo na cidade, com 32 anos de história. A institucionalização da iniciativa veio depois, com legislação que protege o programa musical que atrai crianças, adolescentes e adultos.

O documentário traz como pano de fundo as apresentações da Bamad, mas tem como essência o seu bastidor, suas histórias e vivências, que vão além da música.

O então secretário municipal de educação e cultura de Adamantina em 1993, Sílvio Graboski, é um dos entrevistados, onde destaca os desafios iniciais da Banda. Na outra ponta o atual secretário municipal de cultura e turismo, Sérgio Vanderlei, fala sobre o contexto mais contemporâneo da corporação musical, desafios e investimentos recentes, e o futuro do programa cultural.

O maestro Valter Negrini, a coreógrafa Kátia Mariotto, mães que têm filhos na Bamad e ex-integrantes também contam suas vivências no grupo. ““Não é um clipe musical, mas um relato da história, das memórias e do alcance de um programa cultural ativo há mais de três décadas em Adamantina”, ressalta Acácio.

A primeira exibição pública de “Bamad: Para além da música” acontece neste sábado (14), às 15h no Cine Hos, com entrada franca.

Publicidade