A Educação de Parapuã recebeu, nesta semana, dois reconhecimentos que destacam os avanços na alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. Um deles foi concedido pelo Sesi-SP e outro é do Ministério da Educação.
Conforme a diretora de Educação Glaucia Canalis de Souza, os levantamentos são resultados dos investimentos na rede municipal. “Este reconhecimento reflete o compromisso do Município em garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos. É uma conquista coletiva, que mostra que, com investimento, planejamento e dedicação, podemos transformar vidas por meio da educação. Continuaremos a trabalhar para que Parapuã siga como referência em alfabetização.”
PRÊMIO SESI-SP
Na terça-feira (3), o Teatro do Sesi-SP sediou o Prêmio PAR 2024, uma iniciativa do Sesi-SP em parceria com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)
O evento premiou oito municípios paulistas com os melhores resultados e destacou aqueles que mais avançaram nos índices de desempenho entre 2022 e 2023. A avaliação considerou o desempenho das redes municipais, o nível socioeconômico das cidades e outros critérios técnicos, em parceria com organizações como Canal Futura, Instituto Ayrton Senna e a Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo.
Como reconhecimento, os municípios premiados receberam, em regime de comodato, um laboratório educacional ‘SESI Maker’, com equipamentos, mobiliário e ferramentas, além de suporte técnico especializado.
Parapuã se destacou entre os oito melhores do Estado. A premiação foi recebida pelo vice-prefeito Milton Iwayama acompanhado da diretora de Educação, Gláucia, e do diretor administrativo, Wilson Martelo.
SELO OURO
Também, nesta semana, Parapuã foi agraciada com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria ouro, concedido pelo Ministério da Educação.
Instituído pelo Decreto nº 12.191/2024, o Selo reconhece municípios que avançaram em colaboração entre entes federativos, políticas de alfabetização, formação de educadores e distribuição de materiais didáticos.
Parapuã alcançou 96 pontos, resultado de ações estruturantes e cumprimento das condicionalidades do Ministério da Educação. Nesta primeira edição, participaram 4.578 cidades, representando 82% do Brasil.
A cerimônia de premiação será em Brasília, com representantes dos municípios reconhecidos. “Este é mais um marco no compromisso de Parapuã com a educação e o futuro de nossas crianças”, destaca Glaucia.