Final de ano, época de festas e confraternizações. Para nós, humanos, momento de alegria e comemorações. Porém, para os pets, os festejos natalinos podem representar perigo.
O médico veterinário Felipe Pinto Soares, do IEV (Instituto de Especialidades Veterinárias), alerta que um dos principais problemas é ingestão de itens típicos da ceia, que podem ocasionar problemas gástricos nos animais.
A recomendação é ter cuidado para que ninguém ofereça ao pet qualquer tipo de alimento que ele não esteja acostumado a comer. “Às vezes recebemos visitas em casa que dão comida e depois ficam as consequências para os animais, que muitas vezes precisam ser medicados para se recuperarem”, afirma.
O especialista pontua ainda que alguns alimentos são fabricados especialmente aos pets para o período de Natal. “Chocolate é realmente tóxico para os cães. Entretanto, há alguns produtos com receitas especiais para eles”, pontua.

ALIMENTOS PROIBIDOS
Salpicão: Esse tipo de mistura é denso demais para o estômago dos pets. Além disso, quase sempre, inclui maionese e uva passa, que são terminantemente proibidos.
Farofa: Nem pensar. Trata-se de um alimento rico em sal e gordura oxidada. Ou seja, um verdadeiro veneno para os bichinhos.
Molhos: São fortes demais para o estômago dos animais e podem até causar pancreatite.
Rabanada: Pets estão proibidos de comer frituras. Além disso, doces caseiros desse tipo contêm muito açúcar, o que também é ruim para a saúde dos animais.
Panetone: Além de conter uva passa, a massa e as outras frutas cristalizadas presentes nesse tipo de alimento têm muito açúcar.
Chocotone: Tudo o que contém chocolate é proibido, já que o alimento tem teobromina em sua composição. Essa substância causa intoxicação e, caso seja ingerida em grande quantidade, pode até levar a óbito.
Nozes: Também estão proibidas, mas é preciso atenção redobrada com as macadâmias e castanhas do Pará. Elas são tóxicas para os cachorros e podem causar alergia.
Uva e uvas passas: Podem causar lesão renal aguda e até falência aguda dos rins.
DICA
Para agradar o seu pet neste período, o médico veterinário orienta comprar produtos específicos para os animais, como alimentos úmidos em sachê e lata, além dos biscoitos – opções disponíveis no IEV.
“O ideal é utilizar alimentos que o animal já esteja habituado a consumir, prevenindo distúrbios digestivos. Também é possível encontrar alimentos úmidos e biscoitos especiais para cães em lojas de produtos para pets, que podem complementar a ceia de forma segura”, pontua Felipe Pinto Soares.
IEV GATOS
Alameda Navarro de Andrade, 39 – Adamantina
(18) 3522-2888 ou 99749-3630
IEV
Rua Antônio Schmidt Villela, 175 – Adamantina
(18) 3522-1869 ou 99782-7709