As seis maiores cidades da área da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) – que segue de Queiroz e Herculândia até Panorama – tiveram índices negativos na geração de emprego em dezembro. Historicamente, o mês registra mais demissões do que contratações, como ocorreu a nível nacional, que fechou 535,5 mil postos de trabalho no período.
As informações são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgadas nesta quinta-feira (30), pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O município que mais demitiu no último mês foi Tupã, com a exclusão de 149 empregos. Na sequência vem Adamantina, que fechou 136 postos.
Por outro lado, Adamantina foi que mais contratou durante todo o ano passado, obtendo o melhor saldo entre admissões e desligamentos com carteira assinada. A cidade registrou índice positivo de 293 empregos em 2024, seguida de Osvaldo Cruz, que abriu 243 novas oportunidades.
Já Lucélia fechou 1105 postos de trabalho no último ano, número próximo ao registrado em 2023, quando o município também ficou negativo com a exclusão de 1271 vagas de emprego.
NACIONAL
O Brasil registrou saldo positivo de 1,69 milhão de vagas formais de trabalho em 2024. O resultado do ano passado representa alta de 16,5% em relação a 2023, quando a economia brasileira gerou 1,4 milhão de empregos com carteira assinada.