14.6 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Com autorização da Justiça, Prefeitura de Tupã limpa terrenos e repassa os custos aos proprietários

Prefeitura entra em terrenos e áreas fechadas, mesmo sem autorização do proprietário, para fazer a roçada e limpeza

Foto: Divulgação/Prefeitura de Tupã

Com autorização da Justiça e embasamento em lei federal, a Prefeitura de Tupã entra em terrenos e áreas fechadas, mesmo sem autorização do proprietário, para fazer a roçada e limpeza.

A nova sistemática de trabalho, que teve início na sexta-feira (7), objetiva o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue e chikungunya. Nesta terça-feira (11), a cidade confirmou a primeira morte decorrente da chikungunya, em 2025.

- Publicidade -

Conforme a Prefeitura, os proprietários de terrenos e áreas que estejam abandonadas, ou nas quais haja mato alto ou objetos que possam acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses, são notificados e têm prazo de cinco dias para providenciar a limpeza. Quando isso não ocorre, a Administração Municipal assume a ação, entrando no imóvel e eliminando os criadouros.

Os custos deste trabalho serão posteriormente cobrados dos responsáveis. “Este tipo de trabalho é necessário, pois se trata de uma questão de saúde pública. Chegamos a um ponto no qual não é mais possível tolerar certas omissões. Não é justo que a toda população tenha que sofrer por conta de poucos”, destacou o prefeito Renan Pontelli.

Publicidade