20 C
Adamantina
sábado, 19 abril, 2025

Camda completa 60 anos na próxima semana com maior feira de agronegócio do Oeste Paulista

Ao IMPACTO, o diretor-presidente Waldomiro Teixeira de Carvalho Júnior explica as novidades da edição de 2025 da ExpoCamda

Diretor presidente da Camda, Waldomiro Teixeira de Carvalho Júnior | Foto: João Vinícius Faustino/IMPACTO

A Camda (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina) completa 60 anos no próximo dia 4 de abril. A empresa, que leva o nome da cidade para cinco estados, está entre as 400 maiores do país no ramo do agronegócio, ressaltando uma trajetória que alia conservadorismo e inovação.

À frente da cooperativa está Waldomiro Teixeira de Carvalho Júnior, que há um ano assumiu o cargo de diretor-presidente. Porém, sua história com a Camda começou em 1987, época em que teve início o processo de profissionalização que possibilita hoje, aos mais de 27 mil cooperados, muito mais que os objetivos de 1965: ser um elo para fortalecer a comercialização da produção e aquisição de insumos, mudas, sementes e outros produtos necessários para o plantio e a colheita.

- Publicidade -

Mantendo sua essência, a Camda oferece atualmente inúmeros serviços e produtos que proporcionam ao homem e à mulher do campo o suporte mais adequado para sua cultura e pecuária, como assistência técnica, laboratório de análise, produção de mudas para reflorestamento ambiental, boitel, silos, linha de nutrição animal, linha de minerais, fazenda experimental, pontos de recolhimento de embalagens, entre outros.

A ampliação do leque de serviços e produtos está atrelada à gestão profissional, atenta às mudanças do mercado, ao potencial mercadológico e às particularidades de cada região em que atua.

“Este planejamento estratégico possibilitou o término de 2024 de forma positiva, com estrutura revisada, reorganização e cumprimento de metas. E a profissionalização ao longo das décadas torna a Camda uma das maiores em faturamento da nossa região, impactando diretamente a vida do nosso cooperado, mas também as localidades em que estamos inseridos”, pontua o diretor-presidente.

O faturamento da cooperativa está na casa dos R$ 2,5 bilhões, resultado de uma administração eficiente e participativa. “Sempre buscamos mostrar ao cooperado que a Camda é dele, ouvindo e apresentando a realidade da cooperativa. E essa gestão próxima nos permite manter nosso DNA, que é a comercialização, mas também nos atualizarmos constantemente, sendo um elo seguro com o homem e a mulher do campo.”

Esse posicionamento, que visa um crescimento sólido, também promove um legado para a sociedade por meio das práticas de ESG (ações que visam a responsabilidade ambiental, social e de governança de uma empresa). “Iniciativas limpas, sólidas, sociais e ambientais também são fundamentais nesse processo”, ressalta Waldomiro Teixeira. “Por isso, apoiamos projetos sociais, colaboramos com instituições beneficentes, desenvolvemos estudos técnicos – como, por exemplo, junto à APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) –, realizamos diversas iniciativas visando o benefício da comunidade como um todo.”

A gama de serviços, que beneficiam diretamente o cooperado, conta ainda com assistência técnica agronômica e veterinária, oferecida gratuitamente e diretamente nas propriedades, palestras instrutivas sobre boas práticas agrícolas, dias de campo e treinamentos sobre novas tecnologias.

Outra ação é a ExpoCamda, que neste ano chega com um formato completamente remodelado. “O propósito principal é levar ao cooperado tudo o que a agricultura e a pecuária têm de mais moderno para que ele, dessa forma, tome as melhores decisões para obter alta rentabilidade em sua propriedade rural”, enfatiza.

Novamente, ExpoCamda será realizada na fazenda experimental | Foto: Arquivo/Camda

EXPOCAMDA

Na próxima quarta-feira (2) e quinta-feira (3), Adamantina sedia a maior feira de agronegócio do Oeste Paulista. Na ExpoCamda, serão apresentadas as principais ferramentas – tecnologia de produtos e equipamentos – para que o produtor possa otimizar seu ativo rural. Tudo isso com informações atualizadas e pautadas em pesquisa, que é o que a cooperativa realiza de mais importante para o cooperado.

Neste encontro, estarão mais de 60 das principais e maiores empresas de defensivos químicos, fertilizantes, varejo, foliares e sementes, além de fornecedores do ramo pecuário, trazendo o que há de mais inovador em tecnologia e com condições comerciais especiais.

“Entendemos que o momento demanda cautela e análise de investimento, e a ExpoCamda 2025 vem com a finalidade de ajudar o produtor a escolher o que há de melhor, pois o cooperado sempre seguirá produzindo, semeando a terra e construindo o futuro”, aponta Césio Lemos, gerente de marketing da Camda.

Durante os dois dias, ocorrerão palestras renomadas levando conhecimento de qualidade ao agropecuarista, além da feira comercial, campo experimental agrícola e pecuário, workshops, test drive de caminhonetes e equipamentos, exposições e drone show – espaço dedicado especialmente à apresentação dessa nova tecnologia de aplicação.

“Lembrando que o dia 3 é exclusivo para cooperados. No dia 2, o evento é aberto a toda a população e traremos um dos maiores influenciadores do agro nas redes sociais”, comenta Césio, convidando toda a região.

Publicidade