
A partir desta semana, a Prefeitura de Adamantina altera o formato da coleta seletiva. Anteriormente, a recolha dos resíduos era feita por regiões e acontecia todos os dias da semana. Porém, a partir do dia 18, o recolhimento ocorrerá apenas de terça-feira em toda a cidade.
O objetivo da mudança, segundo a gestão municipal, é que todo o material reciclável coletado seja destinado a Cooperadam (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Adamantina). Mensalmente, 30 toneladas de materiais recicláveis são coletadas no Município, ou seja, uma tonelada por dia.
“Queremos possibilitar que todo o material coletado seja triado pela Cooperadam, pois é responsabilidade deles esse serviço e, quanto mais material reciclável tiverem acesso, maior será o rendimento financeiro de quem trabalha na cooperativa”, explica a coordenadora de resíduos, Ana Flávia Duarte.
Atualmente, a Cooperadam conta com 20 cooperados que recebem em média R$ 2.203 brutos por mês e, de acordo com a produção praticada, o valor pode variar.
“Sabemos que, no início, a mudança pode gerar desconforto, mas o nosso objetivo é melhorar cada vez mais, fazendo a nossa parte para cuidar do meio ambiente, além de gerar trabalho e renda aos cooperados”, afirma.
Caso haja uma grande quantidade de material reciclável a ser coletado, o cidadão pode ainda entrar em contato diretamente com a cooperativa que agendar a retirada: (18) 99600-9141.

O QUE É O LIXO ORGÂNICO?
- Toda sobra de alimentos, cascas de legumes e frutas.
E O LIXO RECICLÁVEL?
- Jornais, revistas, papelão, PET, embalagens de limpeza, latinhas, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens de leite e outros.
OBSERVAÇÃO
- Além de separar, as embalagens destinadas a reciclagem devem ser lavadas. Essa simples ação evita a presença de insetos.