22.3 C
Adamantina
segunda-feira, 21 abril, 2025

Fisioterapia pélvica traz benefícios em todas fases da mulher

A fisioterapia pélvica tem como principal finalidade promover a saúde e o bem-estar da mulher, prevenindo e tratando disfunções do assoalho pélvico

Na infância, auxilia no controle da incontinência urinária, além de contribuir para a correção da má postura. Já na adolescência, promove educação, prevenção e cuidado integral. Na fase adulta, é essencial para bem-estar sexual, tratamento e prevenção de prolapsos, incontinência urinária e fecal e dor pélvica crônica. E, para quem 60 anos ou mais, o foco é a prevenção e o tratamento da incontinência urinária e fecal, além do fortalecimento pélvico.

Ou seja: a fisioterapia pélvica traz benefícios em todas as fases da mulher, garantindo mais qualidade de vida, pois auxilia no alívio dos sintomas de transtornos sexuais, vaginismo, dor pélvica, endometriose, dores durante a relação sexual, incontinência urinária por esforço, prolapso (bexiga caída), entre outros.

- Publicidade -
Fisioterapeuta Cátia Sampaio | Foto: Rogério Grespi/IMPACTO

A fisioterapeuta Cátia Sampaio explica que a técnica tem como objetivo prevenir e tratar disfunções na região pélvica, que inclui músculos, ligamentos e órgãos como bexiga, útero, próstata e reto.

“A fisioterapia pélvica utiliza exercícios específicos, biofeedback, eletroestimulação e técnicas de relaxamento para fortalecer ou reeducar os músculos do assoalho pélvico. Se você tem algum desses problemas, um fisioterapeuta especializado pode avaliar e indicar o melhor tratamento”, orienta, a profissional.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES

Incontinência urinária e fecal: Ajuda no controle da bexiga e do intestino, fortalecendo os músculos do assoalho pélvico;

Prolapso de órgãos pélvicos: Pode evitar ou melhorar a descida da bexiga, útero ou reto;

Disfunções sexuais: Auxilia no tratamento da dor na relação sexual (dispareunia), vaginismo, disfunção erétil e ejaculação precoce;

Preparação para o parto: Melhora a elasticidade e força dos músculos pélvicos, facilitando o trabalho de parto;

Pós-parto: Ajuda na recuperação da musculatura e na reabilitação do períneo após o parto vaginal ou cesárea;

Pós-cirurgias pélvicas: Contribui para a reabilitação após cirurgias ginecológicas, urológicas ou intestinais;

Dor pélvica crônica: Alivia dores musculares na região pélvica, lombar ou perineal.

SERVIÇO

A Dra. Catia Sampaio atende na Clínica Vitalize, que fica na avenida Rio Branco, 193 – Centro de Adamantina. Informações: (18) 99699-2272 | 99767-4685. Instagram: @dracatiasampaio.

Publicidade