Em entrevista ao IMPACTO, a primeira-dama de Adamantina e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Adelisa Tiveron, destacou as iniciativas voltadas às mulheres desenvolvidas pelo Município. Ainda, ela pontuou a busca de novos serviços, visando aprimorar os “cuidados para saúde, segurança, apoio e fortalecimento frente às violências e capacitação para empreender”.
Entre os programas almejados pela gestão municipal para Adamantina está o Casa da Mulher Paulista, do Governo do Estado. No mês passado, a vice-prefeita Lucia Haga, vice-presidente do Fundo Social, Vilma Guelssi, e a secretária de Assistência Social, Andreia Ribeiro, visitaram equipamento similar instalado na cidade de Osvaldo Cruz.
Confira a entrevista:
IMPACTO: Como o Fundo Social colabora para a proteção e desenvolvimento das adamantinenses?
Adelisa Tiveron: O Fundo Social de Adamantina desenvolve projetos, programas e ações com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social. Oferecemos cursos diversos: corte e costura, que pode ser aproveitado em colocação nas fábricas de roupas da nossa cidade; cabelo; maquiagem; depilação; manicure; panificação; eletricista; pintor; e outros.
O programa CozinhaAlimento, da Secretaria de Agricultura, funciona conosco, onde gerenciamos os cursos oferecidos. Homens ou mulheres podem se inscrever. Assim, ampliamos as oportunidades de qualificação profissional, incentivamos a produção e o desenvolvimento do empreendedorismo.
Contribuímos com as mulheres no sentido de lutar por sua independência financeira, melhorar a autoestima e acreditar no seu potencial profissional. Estamos trabalhando em parceria com as secretarias de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Obras, entre outras, para implantar novas ações através do Fundo Social, que irão, com certeza, ampliar o cuidado com as famílias vulneráveis de Adamantina.
Além disso, o Fundo Social realiza a destinação de móveis, roupas, cobertores, entre outros itens, as famílias vulneráveis, que na maioria das vezes possui a mulher como pessoa de referência.
IMPACTO: Desde o início da gestão, a sra. tem participado de diversas reuniões e ações visando o aprimoramento das políticas públicas voltadas às mulheres. Faça um resumo destas atividades e quais os objetivos delas?
Adelisa Tiveron: O Fundo Social encaminhou ofício solicitando a Secretaria de Políticas Públicas para Mulher as carretas de mamografia e empreendedorismo. Havia uma grande demanda em Adamantina e nas cidades vizinhas que abrangeram esta ação.
Foram realizadas 570 mamografias e vários atendimentos pela Defensoria Pública para orientação sobre diversos problemas pessoais das interessadas. Os cursos com certificados do Senac também foram importantes, contribuindo com o objetivo do Fundo Social.
A secretária de Políticas Públicas para Mulher, Valéria Bolsonaro, também explicou sobre a Casa da Mulher Paulista, e nos incentivou a buscar informações e os requisitos para termos este serviço aqui em nossa cidade, ampliando ainda mais o cuidado com as mulheres.
Estamos realizando diversas reuniões visando futuramente implantar o Conselho da Mulher, que trabalha em defesa dos direitos da mulher, e na formulação de diretrizes, promovendo, assim, a integração das mulheres em todos as áreas da sociedade.
Por fim, iremos continuar apoiando a Feira da Mulher Empreendedora em nosso município, proporcionando um espaço para divulgação dos produtos, além de fornecer capacitações de como melhor empreender.
IMPACTO: Qual deve ser o papel da Prefeitura no cuidado com as mulheres? E como a gestão já tem atuado na garantia deste bem-estar?
Adelisa Tiveron: A Prefeitura deve garantir políticas públicas que protejam e empoderam as mulheres, combatendo a violência, oferecendo saúde de qualidade e promovendo oportunidades de emprego, educação e o empreendedorismo.
Quando a gestão atua com foco nesses pilares, as mulheres ganham mais autonomia, segurança e condições para contribuir com o desenvolvimento, do município. É de grande importância o desenvolvimento destas ações para eliminação da desigualdade de gênero, além de fomentar o trabalho voltado às políticas públicas de erradicação da pobreza e de valorização da participação das mulheres em todas as áreas.
Acredito que o papel da Prefeitura no cuidado com as mulheres vem sendo bem desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social através do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que atende aproximadamente 200 mulheres; no Serviço de Proteção de Atendimento Integral as Famílias (PAIF), com a oferta de trabalho social, sendo um espaço de apoio, desenvolvimento da autoestima e fortalecimento de vínculos; no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que atende diretamente pessoas em risco social, violação de direitos, situação de qualquer tipo de violência; e buscando ampliar e melhorar a atenção para as mulheres: estamos em estudo para viabilizar junto ao governo estadual o Projeto Casa da Mulher Paulista para Adamantina, com cuidados para saúde, segurança, apoio e fortalecimento frente às violências e capacitação para empreender.
A Feira da Mulher Empreendedora, que será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, visa incentivar as mulheres empreender, e continuará sendo estimulada e, se possível, com inovações.
IMPACTO: Qual a mensagem para as mulheres no mês dedicado a vocês?
Adelisa Tiveron: Sou grata por ser mulher e parabenizo todas as mulheres, pelo nosso dia, embora todos os dias sejam Dia das Mulheres! Nós somos batalhadoras, amigas, filhas, mães, avós. Temos que engrandecer nosso potencial, nossa força de vontade, nosso amor incondicional pelo próximo. Você, mulher, é capaz de ser a melhor naquilo que fizer com dedicação, capricho e cuidado. Que Deus nos abençoe, guarde nossa fé e nos proteja de todos os perigos.

CASA DA MULHER PAULISTA
Espaços dedicados à proteção, ao acolhimento, à capacitação e à orientação das mulheres para o mercado de trabalho, além de fornecer suporte jurídico e psicológico para recuperação de autonomia e confiança. São 18 unidades em todo o estado de São Paulo.